Responsável por mais de 90% da produção nacional, o Rio Grande do Sul começa nesta sexta-feira os festejos do Dia Estadual do Vinho, que segue até 2 de junho. Instituída em 2003, a data festiva chega aos 10 anos com motivos de sobra para brindar. O mais evidente deles é justamente o fato de que o que era para ser um dia se multiplicou agora por 10 para abranger todas as atividades e entidades que se unem em torno das comemorações a Baco.
Nem tudo é festa, porém, quando o assunto é vinho. Apesar de esforços do poder público e privado, o consumo da bebida segue em baixa. Em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a variedade de mesa registrou redução de consumo acima de 10% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas do vinho fino caíram 4%. Essas quedas foram embaladas por um universo de compra que já é baixíssimo - o consumo de vinho per capita do brasileiro é de 1,9 litro por ano, sendo que em países como França e Itália, esse número chega a 30.
Alceu Dalle Molle, presidente do Ibravin, lembra que no final do ano passado o setor fechou um acordo com os supermercadistas para ocupar com rótulos nacionais 25% das gôndolas destinadas aos vinhos. Essas e outras ações foram criadas com o objetivo de aumentar para 2,5 litros o consumo de vinho per capita do brasileiro. O acordo, porém, não está sendo cumprido:
- Seguimos amargando pouco espaço, enquanto os vinhos importados, que já disputavam com a gente o mercado de vinhos de mesa, estão agora com preços similares também na modalidade de produtos finos - lamenta.
Os últimos levantamentos de consumo, entretanto, são dignos de comemorações. Conforme Dalle Molle, de janeiro a abril deste ano, as vendas de vinhos engarrafados cresceram 5%, mostrando que o gosto (e o bolso) do brasileiro vem se refinando.
- Embora seja apenas um pequeno crescimento, o fato dos números não terem estagnado ou caído ainda mais é muito positivo - destaca.
A programação do Dia do Vinho conta com mais de 200 ações distribuídas nos oito municípios participantes da Serra, além da Campanha e de Porto Alegre. Supermercados, hotéis, restaurantes, vinícolas e agências de viagens oferecerão descontos em seus serviços a partir desta sexta-feira até 2 de junho. A programação completa pode ser conferida no www.diadovinho.com.br.
Leia outros motivos que o setor vitivinícola tem para comemorar e lamentar nesse Dia do Vinho na edição do Pioneiro desta quinta-feira.