Um dado, à primeira vista, parece conflitar com as expectativas de plena recuperação econômica esperadas para 2013. Em dezembro, 7.997 desligamentos foram constatados no mercado de trabalho caxiense contra apenas 4.672 admissões. O saldo negativo de 3.325 vagas foi contabilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e divulgado pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Essa disparidade entre demissões e contratações em dezembro, porém, já era esperada. Conforme Antonio Pescador, coordenador da agência Sine da cidade, o último mês do ano costuma registrar grandes índices de rotatividade.
- As admissões e desligamentos se equiparam, com leves alterações, durante quase todos os meses do ano. No período das férias, porém, historicamente constatamos essa diferença - explica.
O setor que registrou maior diferença entre desligamentos e admissões em dezembro foi a indústria, com saldo negativo de 1.760 empregos. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Getulio Fonseca, ressalta que isso ocorre pois muitos empregados chegam a estimular a demissão para não perder o benefício do seguro-desemprego.
Segundo o executivo, há um estudo do Simecs que aponta que cerca de 35% das demissões são provocadas, ou seja, ocorrem pois o trabalhador começa a faltar ou demonstrar pouca motivação.
- É mais fácil demitir um trabalhador que tenha essa intenção de sair do que mantê-lo, pois senão algum transtorno maior pode acabar ocorrendo, como um acidente de trabalho - justifica Fonseca.
Por outro lado, Leandro Velho, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, destaca que, por muito anos, as demissões de final do ano partiam sempre da vontade dos empregadores para, assim, equilibrarem a folha de pagamento da empresa, sobrecarregada pelo 13º salário. Agora que a situação econômica mudou, aponta Velho, ocorre o que ele chama de "choro patronal".
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta segunda-feira.