A economia caxiense ganhou fôlego em outubro, mas o ano deve fechar no negativo. É isso que apontam os números do desempenho da economia, divulgados na tarde desta terça-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Para o ano que vem, a perspectiva é mais otimista, e é a indústria quem volta a ser a protagonista do crescimento.
Em relação ao mês anterior, a economia de outubro cresceu 8,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice ainda é 1,1 negativo. Mesmo que os meses de novembro e dezembro sejam bons, é improvável que a economia volte a registrar números positivos, principalmente por conta dos índices da indústria.
- A economia vem desacelerando no acumulado, mas temos conseguido manter a atividade econômica, como o índice de horas trabalhadas nos mostra - analisa Mauro Corsetti, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC.
O comércio apresentou crescimento significativo, 16,2%, em relação ao mês anterior. Setembro foi fraco para o setor, por conta dos feriados e por não ter nenhuma data que envolva a compra de presentes. Em outubro, além do Dia das Crianças e o maior número de dias úteis, também é registrado o início das compras de Natal.
Para o ano que vem, a previsão de Zignani é que a economia caxiense cresça 5% em relação a 2012. Segundo ele, há a indicação de renovamento de frotas, e empresas do ramo de transportes já agendam pedidos para o primeiro semestre. Esse movimento deve aquecer os negócios do período, acompanhado da aposta em uma safra recorde para o próximo ano, como lembrou Mauro. Com essa perspectiva de negócios, a venda de máquinas agrícolas e peças também deve crescer.
Leia mais sobre o desempenho da economia caxiense no Pioneiro desta quarta-feira
Desempenho
Economia de Caxias do Sul se recupera em outubro, mas ano deve fechar no negativo
Crescimento foi 8,7% acima do registrado em setembro
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: