Para se conseguir abrir uma empresa no país, o empreendedor brasileiro precisa antes providenciar uma infinidade de papéis e percorrer uma verdadeira maratona. Os prazos também não colaboram: segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nas cidades brasileiras mais demoradas o processo pode chegar a 119 dias.
Em Caxias do Sul, a situação é bem menos alarmante. Segundo levantamento do Pioneiro realizado com as cinco paradas obrigatórias para quem deseja abrir um empreendimento, a média na cidade para conseguir colocar um empreendimento em funcionamento é de 21 dias úteis, ou seja, gira em torno de um mês.
Porém, vale lembrar que, em todo o processo é necessário idas a cartórios para procedimentos como preparação de procurações, reconhecimento de firma e autenticação de documentos. Dependendo da atividade, a prefeitura vai orientar o profissional a regularizar a empresa também na Vigilância Sanitária ou no Ibama.
O gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Rogério Rodrigues, explica que a rapidez no processo de Caxias em relação aos municípios mais demorados do país se deve, principalmente, pela legislação recente.
- Desde o surgimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, estão sendo realizadas várias melhorias neste sentido em toda a região. A nova legislação acabou agilizando bastante os processos de todos os municípios que já iniciaram a sua implementação - destaca.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.