Depois de registrar nesse ano um acréscimo de 66% no número de reclamações de serviços de TV por assinatura, o Procon de Porto Alegre projeta tomar uma medida drástica nessa semana: uma notificação será emitida a algumas empresas e, se melhoras não ocorrerem até o final de outubro, as vendas dos serviços serão suspensas.
O acréscimo considerável nos índices desse tipo de queixa, porém, não é exclusivo da Capital. No Procon estadual, o número de atendimentos para tratar de problemas neste segmento triplicou nesse ano. Em Caxias, segundo dados do Procon da cidade, somente até a última segunda-feira 304 reclamações foram encaminhadas ao órgão referente a esse serviço em 2012, o que representa um aumento de 46,85% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o diretor executivo substituto do Procon Caxias, Luiz Fernando Del Rio Horn, a maior parte das queixas (cerca de 43%) se refere à cobranças indevidas ou abusivas. Em segundo lugar, com aproximadamente 22%, estão as reclamações que dizem respeito à alteração de contrato. Em terceiro lugar, com 19 casos, estão as queixa de desistência do serviço.
Embora o aumento de reclamações seja bastante considerável na cidade, o diretor executivo destaca que não estão previstas medidas mais drásticas como as do órgão de Porto Alegre pois as queixas envolvendo serviços privados ocupam apenas o 4º lugar na lista de reclamações. Assuntos financeiros, produtos e serviços essenciais lideram os registros.
- A prioridade do Procon Caxias é para essas áreas que possuem mais queixas. Para se ter uma ideia, temos mais de mil registros envolvendo créditos consignados e, por isso, vamos lançar uma campanha em breve para esse tema - justifica Horn.
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