Apesar de o mercado nacional sinalizar alta no preço da carne, mostrada por uma pesquisa realizada nas principais capitais brasileiras pela Scot Consultoria, em Caxias do Sul o reajuste ainda não chegou com força aos balcões.
Conforme o estudo, desde o início de abril, o preço do boi subiu 4%, estando cotado atualmente em R$ 6,23 o quilo. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, o aumento foi de 1,15% em relação ao mês anterior e 3,45% em relação ao mesmo período no ano passado. O preço médio do quilo, levantamento que leva em conta todos os cortes, é de R$ 15,91.
Segundo Ronei Lauxen, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do RS (Sicadergs), o Estado está com o boi mais caro do Brasil.
- Com a redução dos abates, houve descompasso entre oferta e procura. O custo dos cortes das carnes estão acima do mercado porque a carne vinda de outros Estados faz concorrência. O mercado gaúcho precisa baixar o preço para tornar-se mais competitivo - sugere.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Jorge Salvador, constata que o preço da carne em Caxias do Sul vem se mantendo estável em função da concorrência. Em relação à demanda, Salvador afirma que a oferta de carne bovina nos estabelecimentos da cidade é normal. De acordo com o dirigente, cerca de 90% da carne vendida em Caxias vem de frigoríficos gaúchos.
No entanto, conforme o dirigente, alguns supermercados já repassaram ao consumidor reajustes devido à isenção de PIS/Cofins concedida pelo governo aos frigoríficos e à cadeia produtiva e que não foi estendida ao setor do varejo. Conforme Salvador, para a carne bovina, o aumento justificado por esse repasse chegaria a 6%.
Seu bolso
Mesmo com alta no mercado nacional, preço da carne ainda não subiu em Caxias do Sul
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, aumento supera 1%
GZH faz parte do The Trust Project