A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) irá debater a distribuição de sacolinhas plásticas em um fórum no dia 11 de abril, em Porto Alegre, com participação de ambientalistas, representantes de consumidores e do governo. O tema divide opiniões. Uma pesquisa da Agas encomendada ao Instituto Segmento em julho do ano passado apontou que 81,1% dos consumidores se posicionam contra a proibição do uso das sacolas plásticas no Estado. Conforme a Agas, os supermercados gaúchos gastam R$ 190 milhões para a compra de 1,5 bilhão de sacos plásticos por ano.
Você é a favor ou contra o fim da distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados? Por quê?
No RS, a Agas desaprova o fim da distribuição das sacolas, ao menos por enquanto, ancorada na pesquisa realizada no ano passado.
- Ainda não existe uma solução ecológica e economicamente mais viável - aponta o presidente da Agas, Antônio Longo.
Opinião semelhante tem o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Jorge Salvador:
- A eliminação total signficaria a substituição por outra coisa e hoje não temos um produto que não seja poluidor. Além disso, as sacolinhas podem ser recicladas - defende.
Já na visão do biólogo e fundador do Instituto Orbis, entidade que luta pela causa ambiental em Caxias, Otávio Valente Ruivo, as embalagens plásticas deveriam ser proibidas.
- Essas sacolinhas geram um passivo que leva muito tempo para se degradar no meio ambiente. Na natureza, não há bactérias capazes de deteriorar o plástico. Ele tem de passar por uma processo de transformação para poder se degradar. Isso depende das condições do lugar, mas, em média, leva 500 anos - defende Ruivo.
Em Caxias, alguns estabelecimentos como a Fruteira Ecológica, no bairro São Pelegrino, não oferecem sacolas plásticas aos clientes. Uma caixa de papelão é a opção para levar as compras.
Confira uma reportagem sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.
Meio ambiente
Supermercados gaúchos distribuem 1,5 bilhão de sacolas plásticas por ano
Agas irá debater distribuição de embalagens plásticas em supermercados
GZH faz parte do The Trust Project