A Comissão da União Europeia, depois de seis anos de paralisia, aprovou nesta terça-feira a retomada das negociações de acordos de livre comércio com o Mercosul. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias 17 e 18, em Madri, na Espanha.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, adiantou que as negociações não devem ser concluídas até o final deste ano. Segundo Jorge, é um processo difícil cujo resultado não é esperado a curto prazo.
Nos dias 17 e 18, o tema será debatido em Madri. O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, conduzirá as discussões em nome da União Europeia. A presidente da Argentina, Cristina Kirshner, representará o Mercosul.
Em 2004, em Viena (Áustria), as negociações entre Mercosul e União Europeia foram interrompidas por falta de acordo. Os dois blocos reivindicam abertura em setores específicos. Os europeus, na área industrial. Os sul-americanos, no setor agrícola. As negociações em busca de um acordo de livre comércio começaram em 1999.
Economia
UE aprova retomada das negociações para acordo de livre comércio com Mercosul
Nos dias 17 e 18, Zapatero e Cristina Kirshner vão debater o tema em Madri
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: