O relançamento formal da negociação de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, na tarde de hoje, em Madri, foi marcado por troca de farpas entre o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
A interrupção da busca de um entendimento comercial das duas regiões, durante seis anos, segundo a chefe de Estado argentina, não foi por culpa do Mercosul, mas sim de países como a França, que temem a abertura de seus mercados para os produtos agrícolas sul-americanos.
- O grande inconveniente (para um acordo) nunca foi do lado do Mercosul. Todos sabemos que a razão de não abrir a negociação são os países que temem perder seus subsídios agrícolas - disse Cristina, afirmando que as subvenções de alguns países europeus variam entre "70% a 100% de suas respectivas produções".
A presidente argentina concedeu entrevista coletiva ao lado de Zapatero, do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso
- Há várias formas de protecionismo e é preciso analisá-las - destacou Cristina, afirmando que "protecionismo não é só o que se aplica na aduana dos portos", em clara referência à restrição do governo argentino aos alimentos e bebidas importados.
- Protecionismo também é subsidiar, eximir impostos, outorgar benefícios às exportações. Todas as formas têm de ser examinadas com o mesmo critério - arrematou.
Zapatero não demorou na resposta a Cristina.
- Melhor que a tentação do protecionismo é abrir as portas de nossos mercados porque todos os países serão beneficiados -disse Zapatero.
Tanto os governos europeus quanto o brasileiro protestam contra as barreiras que a Argentina vem adotando para a importação de alimentos e bebidas, desde a semana passada, sem uma norma formal assinada e publicada pelo Executivo. A presidente desmentiu a aplicação dessas medidas, mas vários importadores locais confirmaram as restrições que foram comunicadas verbalmente pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, no último dia 4.
Economia
Cristina e Zapatero trocam farpas sobre protecionismo em Madri
Chefes de Estado participam da negociação de acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: