No ano em que completou oito décadas de vida, no último dia 12 de setembro, a cantora Leci Brandão recebeu uma homenagem à altura de sua trajetória e de sua contribuição para a cultura brasileira, especialmente para o samba.
Leci Brandão: Na Palma da Mão, é um espetáculo que presta o devido tributo à artista e política carioca (atualmente no quarto mandato como deputada estadual em São Paulo, pelo PCdoB), pela sua contribuição para a cultura brasileira, especialmente para o samba. Apresentado pelo grupo carioca Lapilar, a atração chega nesta terça-feira ao Teatro Murialdo (Rua Flores da Cunha, 1740), com entrada gratuita, às 20h.
Abrindo a programação musical da 11ª Aldeia Sesc Caxias do Sul, Na Palma da Mão costura uma narrativa biográfica de Leci, tendo como trilha sonora alguns de seus sucessos, como Zé do Caroço, Isso é Fundo de Quintal, Ombro Amigo e Preferência. Parte do espetáculo é dedicado à religiosidade afro, uma marca na vida e na obra de Leci, contemplada com músicas como Saudação ao Rei das Ervas, Saudação a Ogum e Saudação a Yansã.
A peça tem texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno e direção de Luiz Antônio Pilar, a quem o trabalho em Na Palma da Mão rendeu o troféu de Melhor Direção no 34º Prêmio Shell de Teatro. O roteiro conta a história de Leci Brandão a partir do olhar da mãe da cantora, Dona Lecy, tendo ainda outros personagens importantes de sua trajetória, como o músico Cartola, o líder comunitário Zé do Caroço, além do pai de Leci, Antonio Francisco da Silva, que não era artista, mas cuja paixão pela música influenciou a filha desde a infância. Todas as personagens são interpretadas pelas atrizes Tay O’Hanna e Verônica Bonfim e pelo ator Sérgio Kauffman.
A programação desta terça-feira da 11ª Aldeia Sesc conta ainda com show do cantor e violonista caxiense Fermi, que irá apresentar um repertório autoral e de clássicos da MPB às 12h, na varanda do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462). Às 14h, o Teatro do Sesc recebe Quem fomos e quem somos, do grupo teatral do programa Maturidade Ativa. Também haverá diversas oficinas e pocket shows em escolas da rede pública. O evento segue até domingo, com atrações musicais e de lazer espalhadas pela cidade.