Com a expectativa de atrair 25 mil pessoas em duas noites na Rua Sinimbu, em Caxias do Sul, a oitava edição do Grande Espetáculo de Natal, marcada para 30 de novembro e 1º de dezembro, foi apresentada a convidados na noite desta quarta-feira, na Casa Magnabosco, anfitriã do evento.
Serão 2,7 mil assentos disponibilizados, somando arquibancada e cadeiras, mas o público pode levar as próprias cadeiras para assistir com mais conforto. Também haverá três telões instalados para facilitar a visualização. Assim como no ano passado, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.
No palco, o espetáculo ficará pelo terceiro ano consecutivo a cargo dos bailarinos e artistas circenses do grupo Tholl e das vozes do Coro Unimed. A direção artística é do coreógrafo e bailarino Matheus Brusa, enquanto o roteiro, figurinos e direção artística são de João Bachilli. Ivan Montanha assina a direção musical.
A narrativa deste ano busca inspiração no musical Annie, adaptação cênica da história em quadrinhos Little Orphan Annie (ou Pequena Órfã Annie), do cartunista norte-americano Harold Gray, que fazia sucesso em tiras de jornal e gibis, e deu origem à produção musical que estreou na Broadway há 47 anos. Trata-se da história de uma menina que vive em um orfanato, cujo sonho é encontrar os seus pais ou um casal que a proporcione um Natal em família. Nesta busca pelo afeto, a protagonista terá de encarar desafios e lidar com uma vilã, que é a diretora do orfanato. A montagem contará com figurinos que remetem à década de 1920, transportando o público para a aventura vivida por Annie.
O CEO das Lojas Magnabosco e idealizador da programação, Pedro Horn Sehbe, explica que a escolha pela temática tem a ver com o momento delicado vivido pelo estado desde maio, com a tragédia climática:
- Este episódio que foi tão devastador, e que impactou tanta gente direta ou indiretamente, nos fez refletir muito sobre o tema do espetáculo deste ano, e provocar também o Tholl a pensar junto. Chegamos a este musical que conta a história de coragem e a esperança de uma menina que passa por muitas dificuldades e desafios, mas nunca perde a esperança num futuro melhor. E isso fala muito sobre o espírito dos gaúchos, nossa perseverança e resiliência.
Repetindo a fórmula de outros anos, o Grande Espetáculo servirá também como laboratório para jovens artistas caxienses, com treze crianças de 6 a 12 anos sendo selecionadas para integrar o elenco, após passar por oficinas preparatórias. O público adulto também recebeu uma oficina de maquiagem, sendo que os participantes foram contratados para trabalhar como auxiliares de produção no dia do evento.
- Embora o evento ocorra em dois dias, a preparação ocorre ao longo de oito meses e reverbera para muito além disso, gerando oportunidades, transformando vidas e tocando o coração das pessoas. Isso nos desafia a fazer melhor a cada ano - comenta a produtora cultural do evento, Cali Troian.
O Grande Espetáculo de Natal é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O oferecimento é de Lojas Magnabosco e Unimed Serra Gaúcha.