Um espetáculo que, como o próprio título anuncia, se propõe a ser um Manifesto de Uma Mulher de Teatro, marca o encerramento do 24º Caxias em Cena, nesta quarta-feira, no Teatro do Sesc.
O monólogo, estrelado por Tânia Farias, da tradicional companhia porto-alegrense Ói Nóis Aqui Traveiz, pode ser conferido com entrada gratuita, às 20h, mas é preciso retirar o ingresso mediante a doação de um item de higiene pessoal feminina. Os donativos serão entregues à Casa Viva Rachel, entidade destinada a atender e acolher mulheres em situação de violência doméstica.
Dona de dois prêmios Açorianos por suas atuações em O Amargo Santo da Purificação (2009) e em Medeia Vozes (2013), em Manifesto… Tânia Farias trata sobre os diversos tipos e situações de violência aos quais as mulheres são submetidas na sociedade.
Além de trazer situações pessoais, a atriz dá voz a nomes como a cantora e compositora chilena Violeta Parra (1917-1967) e a poetisa nicaraguense Gioconda Belli (1975). O texto também relembra Magó, bailarina paranaense morta em 2020, aos 25 anos, vítima de violência sexual seguida de asfixia.
Além de Manifesto…, o último dia do Em Cena terá outras três atrações. Às 15h, na Praça Estação Cidadania (Cidade Nova), Gio e Doug apresentam Criando e Contando, uma peça sobre ecologia e amizade, na qual o casal de artistas transformam sucatas em bonecos manipuláveis.
Às 16h, a Cia. garagem de Teatro leva à Praça Dante Alighieri Oh de Casa - Contos Tropeiros, uma divertida homenagem à cultura das tropeadas. Por fim, às 19h30min, a Sala de Teatro Valentim Lazzarotto recebe a segunda e última apresentação de Miêdka - Uma Metáfora do Encontro, espetáculo de dança contemporânea da Cia. In Saio, de São Paulo.
PROGRAME-SE
O quê: espetáculo “Manifesto de uma Mulher de Teatro”, do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz.
Quando: nesta quarta-feira, às 20h.
Onde: Teatro do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2.462)
Quanto: entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados no Sesc Caxias do Sul, mediante a doação de um item de higiene pessoal feminina).