Além de ser uma das músicas mais conhecidas do Nirvana, Come As You Are, do álbum Nevermind (1991), também é uma das letras mais marcantes escritas por Kurt Cobain (1967-1994), que em seus versos convida a aceitar ao próximo como ele é, sem máscaras ou expectativas. A exposição que o artista plástico caxiense Sergio Lopes irá inaugurar sábado, no Campus 8, toma emprestado o título da música da banda icônica do movimento grunge, ao mesmo tempo em que busca inspiração em sua mensagem que atravessa gerações sem perder o sentido.
Como na letra da música, o conjunto das pinturas propõe uma aceitação incondicional do outro, do seu passado, de suas imperfeições e em toda a complexidade que o torna humano. As personagens criadas para cada tela são crianças que miram o espectador com olhar expressivo, sem ser necessariamente inocente, enquanto estão rodeadas por pássaros ou adornadas por flores.
- Os personagens apresentados estão em "processo" de se livrarem das máscaras ou de um início do mesmo. A referência na música, a estar 'encharcado de lama, embebido em água sanitária' pode ser interpretada como uma metáfora para as tentativas de limpeza ou purificação de uma pessoa, talvez apontando para as pressões sociais de conformidade e a luta para manter a própria identidade - define o artista.
Utilizando técnicas mistas sobre linho, destaca-se na exposição a maestria com que o artista desenvolve as figuras humanas, ao mesmo tempo em que não entrega esgota o sentido da obra no mero retrato, deixando margem para que o visitante complete a interpretação abrindo a sua própria bagagem de sentimentos e de memórias. Em seu texto de apresentação, a professora Silvana Boone, que assina a curadoria da mostra, ressalta a maneira como técnica e simbolismo se complementam no trabalho de Sergio Lopes:
- Qualquer palavra dita ou escrita parece intangível nesta série. Um repertório vasto de significados e sutilezas tatuam a tela, tomando conta dos corpos, penetrando na pele lisa de seres infantis. De forma simbiótica, fundo e figura se aprisionam na superfície cáqui do linho, visíveis sobre linhas retas que, como Mondrian, não se fecham na tela - ao contrário, expandem seus limites.
PROGRAME-SE
O quê: exposição 'Come As You Are", de Sergio Lopes
Quando: abertura sábado, às 10h. Visitação até 4 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Onde: Campus 8 da UCS
Quanto: visitação gratuita