Mais intrépido e mais corajoso, por saber que cada dia pode ser o último. É assim que Lúcio Yanel, recuperado de um infarto agudo do miocárdio, se sente aos 78 anos, pronto para subir ao palco pela primeira vez após a internação no Hospital Pompéia, cuja equipe o violonista não economiza elogios e agradecimentos. Domingo, às 18h, no UCS Teatro, o músico argentino apresenta o concerto “Acuarela del Sur”, acompanhado do grupo de cordas da Orquestra da UCS. A entrada é gratuita.
- Por muito tempo vivi tomando muito cuidado com meus modos, com meu caráter, tentando não desvirtuar em nada como pessoa, nem como músico, e nunca escutei quando diziam que eu precisava me permitir um descanso, tirar umas férias. Só agora me dei conta do quanto a vida é frágil, pendendo apenas por um fio - reflete Yanel, que recebeu a reportagem no intervalo de um ensaio, na última quinta-feira.
O episódio cardiovascular ocorreu no início de agosto. Menos de um mês depois, o músico, que desde 2008 vive no bairro Cruzeiro, em Caxias, não apenas está pronto para retomar a bem sucedida carreira, como se diz também otimista de que ainda tem bastante tempo para seguir na estrada, como um representante apaixonado dos ritmos e da cultura pampeana:
- Pela legislação brasileira eu sou um ancião, mas não me sinto assim. Não digo que sou um guri. Assumo os meus 78 anos, mas, com fé e esperança, acredito que seguirei por bastante tempo. Sou muito grato, ao Deus que estiver no comando, por poder ser útil.
O concerto de domingo é o pontapé inicial de uma mini turnê, que passará ainda por outras cidades da região onde a UCS está presente: Bento Gonçalves (5/9), Vacaria (29/9) e Canela (3/10). Com arranjos do violonista gaúcho Daniel Sá, a quem Lúcio também não poupa sua generosidade ao elogiar, o repertório traz 12 músicas, entre temas autorais e peças icônicas do folclore pampeano, passeando por chamamés, chimarritas, tangos, valsas, milongas e chacareras:
- É uma colcha de retalhos. Ou mesmo uma aquarela, como diz o nome do concerto, de informações sobre o conteúdo cultural que atravessa a música, falando sobre a personalidade dos povos que vivem no bioma pampeano, que compreende grande parte do Rio Grande do Sul, da Argentina e do Uruguai. Ao fazer os arranjos, o Daniel Sá entendeu muito bem como isso está na minha maneira de tocar, e o resultado é um trabalho grandioso para a alma de quem escuta e de quem toca.
Numa última demonstração de que não apenas os dedos continuam ágeis, mas também a memória, antes de retomar o ensaio Yanel saca da memória uma máxima do escritor e compositor Luiz Sérgio Metz (Santo Ângelo, 1952-1996), o Jacaré, para ilustrar o quanto está feliz por voltar a fazer o que ama, na companhia de oito instrumentistas:
- Estamos unidos num sentido que, parafraseando o que Metz dizia, quando artistas se encontram num palco, não se trata de um encontro qualquer, mas sim de um comício de almas.
Com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, "Acuarela del Sur" é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul.
PROGRAME-SE
O quê: concerto “Acuarela del Sur”, com Lúcio Yanel e grupo de cordas da Orquestra Sinfônica da UCS
Quando: domingo, às 18h
Onde: UCS Teatro, em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (não é preciso retirada antecipada)