Um dos favoritos a ser o maior vencedor de kikitos no 52º Festival de Cinema de Gramado, O Clube das Mulheres de Negócios chama atenção pelo elenco que reúne um time de peso da dramaturgia nacional, com Irene Ravache, Grace Gianoukas, Louise Cardoso e a caxiense Ítala Nandi, que, aos 82 anos, ainda esbanja vitalidade em frente às câmeras, bem como no palco. Foi de Salvador, onde iria apresentar um espetáculo antes de vir a Gramado, que Ítala atendeu a reportagem e falou sobre o filme, sem economizar elogios para a roteirista e diretora, Anna Muylaert (de Que Horas Ela Volta).
– Quando peguei o roteiro para ler, a primeira coisa que me chamou a atenção foi ver ali uma mão muito forte de alguém que sabe muito sobre cinema. Eu pude trabalhar com os maiores diretores do Cinema Novo e a Anna Muylaert é dessa classe de grandes figuras do nosso cinema. Ela escreveu um filme muito atual, com um emblema feminino muito forte – comenta a atriz.
O Clube… faz uma crítica social em tom de sátira, criando um mundo paralelo em que os estereótipos masculinos e femininos são invertidos, e o matriarcado domina a sociedade. Neste universo em que os homens são submissos, o filme passa por questões de classicismo, racismo, corrupção e outras mazelas muito presentes na realidade brasileira.
– É um filme que irá instigar o público a refletir sobre praticamente todas as questões sociais que tensionam a sociedade. Não posso entrar em detalhes, mas posso dizer que tudo o que tem nos preocupado enquanto sociedade está representado ali – antecipa Ítala, que interpreta uma italiana “linda e graciosa”, em suas palavras.
Além de ter uma trajetória tão extensa quanto rica nos palcos e nas telas, Ítala teve o privilégio de ver de perto o surgimento do próprio Festival de Cinema de Gramado, no início dos anos 1960, época em que era casada com o ator e crítico de teatro Fernando Peixoto (o casal se separou em 1969). Peixoto foi um dos idealizadores do festival, junto do escritor e crítico de cinema P.F. Gastal. Por conta dessa ligação umbilical, estar de volta ao evento é, para Ítala Nandi, sempre um tipo de retorno para casa:
– Estive no festival pela última vez em 2022, e me alegra muito ver que o grande desejo dos fundadores, que eu pude ver muito de perto, ainda muito nova e escutando muito mais do que participando, mas presente em todas as reuniões, foi realizado. Eles jogaram para ganhar, e ganharam. Voltar a Gramado me deixa muito alegre, e neste ano será muito especial estar junto com as minhas colegas.
O Clube das Mulheres de Negócios será exibido neste sábado (10), no Palácio dos Festivais, às 18h.
Sobre a atriz
- Nascida na 9ª Légua, Ítala morou em Caxias do Sul até os 16 anos. Estudou no Colégio São Carlos e teve suas primeiras experiências no palco no Atelier de Teatro da Aliança Francesa de Caxias do Sul.
- Protagonizou o primeiro nu frontal no teatro brasileiro, em 1969, no espetáculo “Na Selva das Cidades”, com o Grupo Oficina).
- Entre seus trabalhos mais marcantes na TV estão papeis nas novelas “Pantanal” e “Que Rei Sou Eu”.
- Em 2022, foi agraciada em Gramado com o Prêmio Leonardo Machado.
- Nos últimos anos, Ítala tem se dedicado principalmente ao ensino de Artes Cênicas no Espaço Nandi, escola que mantém com o filho Giuliano no Rio de Janeiro, onde vive.