A partir desta segunda (29), até quinta-feira, o Projeto LABmais, do Sesc Caxias do Sul, promove a terceira edição do Fórum Regional das Juventudes, que neste ano traz o tema temática "Monas, Minas e Manas no Audiovisual". Todas as atividades, é claro, terão como foco o protagonismo feminino, em especial das mulheres oriundas da periferia, que transformam sua realidade e a de suas comunidades através da arte.
Um destaque será o debate marcado para quinta-feira, às 19h, que irá reunir a rapper e ativista social Negra Jaque, a fotógrafa Camila França e a cineasta Elís Bittencourt, com mediação da drag queen e realizadora audiovisual Mikaella Amaral. O evento é gratuito e limitado à capacidade do teatro, e deve ser feita inscrição prévia pela plataforma digital do evento.
O evento terá ainda uma série de oficinas (com inscrições já encerradas) sobre temas ligados à produção audiovisual e fotografia. Para o público geral, em todos os dias estarão ocorrendo feirinha de economia criativa e intervenções artísticas, com performances de breaking dance das b.girls da Fluência Casa Hip Hop, poesia marginal e pintura ao vivo, sempre a partir das 17h, no jardim de inverno do Sesc Caxias do Sul.
- O LABmais é um laboratório de artes, mídias, tecnologias e juventude, que é principalmente colaborativo, que busca concretizar ideias criativas que partem dos jovens de baixa renda. Dentro desta proposta, o fórum é um momento que proporciona uma troca de conhecimentos, culturas, vivências e aprendizados com diversos artistas de diversas áreas - destaca a coordenadora do projeto LABmais, Shaiane Giusti.
Toda a programação terá acessibilidade em Libras, inclusive o debate. O encerramento do Fórum será com festa no bar Reffugio (Rua Mal. Floriano, 1083),com sets de DJ's participantes do evento, a partir das 23h. A entrada é gratuita.