O lar do blues, do soul e do rock n' roll. Assim a cidade norte-americana de Memphis se apresenta aos visitantes, chancelada por ter entre seus "filhos ilustres" Elvis Presley, B.B. King, Otis Redding e Johnny Cash. E trazer para Caxias do Sul um pouco da atmosfera musical, aliada à gastronomia típica e à animação da icônica Beale Street, é a proposta do Memphis Juke Joint, novo bar que prepara sua inauguração para a última semana deste mês, na sede social do Clube Juvenil (antigo Aristos, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos e da Rua Marquês do Herval).
O empreendimento tem entre os sócios o empresário Toyo Bagoso, nome à frente do Mississippi Delta Blues Festival, Ivana Bagoso, responsável pela Gift Shop (loja de presentes) no MDBF, e Eder Maldaner e Fábio de Oliveira, experientes no ramo de sonorização de eventos. Além de palco para shows ao vivo, área de restaurante, lounge para jogar sinuca ou assistir a vídeos de música e uma "jukebox humana" com mais de 6 mil discos, também será reativada a antiga Boate Pelourinho, que teve seu auge em Caxias entre os anos 1980 e 1990, para juntar diferentes gerações em boates à moda antiga.
- A proposta é receber as pessoas num ambiente alegre, que traga o público que sente falta de ter um lugar tranquilo para comer, tomar um café, e escutar uma boa música ao vivo, sabendo que é uma proposta nova. Estamos no centro da cidade, dispostos também a realizar eventos e trazendo de volta a Pelourinho, para apresentar para as novas gerações um conceito de festa que elas muitas vezes nem conhecem, mas que certamente vão se divertir - comenta Ivana Bagoso.
Além de trazer uma opção para curtir música ao vivo nas noites de final de semana, o bar também irá funcionar à tarde, para descontrair entre amigos no happy hour. No cardápio a aposta é na culinária típica do Sul dos Estados Unidos, trazendo de volta alguns dos pratos clássicos do antigo Mississippi Delta Blues Bar.
- Não é o Mississippi em um novo espaço, é uma nova proposta, com outras pessoas envolvidas, mas apostando num segmento musical parecido e num local que vai fazer mais sentido neste momento, uma vez que a Estação Férrea foi por outro caminho. Na parte gastronômica vamos ter alguns pratos clássicos para o pessoal matar a saudade, mas principalmente a culinária sulista, que tem bastante foco na carne de porco, e opções para o cliente montar o seu próprio prato - acrescenta Toyo.
A abertura em formato "soft opening", para convidados, será nos dias 25, 26 e 27 de julho e 2, 3 e 4 de agosto. Entre as atrações confirmadas estão o guitarrista de blues Guto Konrad (Santa Cruz do Sul), e o duo de jazz & blues Ale Ravanello e Mari Kerber, de Porto Alegre. Na semana seguinte, a abertura será para o público em geral, com a noite inaugural sendo comandada pela cantora Gisa Londero e sua banda.