A Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe, a partir da noite desta quinta-feira (6), o colorido e a fantasia das obras da artista caxiense Paola Berti, 49 anos. A mostra, intitulada Um Olhar Estrangeiro, conta com 61 pinturas e tem curadoria do artista plástico Sergio Lopes. A exposição será inaugurada às 19h, permanecendo aberta para visitação gratuita até o dia 29.
O dom de Paola foi aflorado na infância, quando os desenhos eram feitos de canetinha e giz de cera na escolinha onde estudava. Na mesma época, veio o diagnóstico de autismo – preocupada com o fato de a filha não falar, a mãe buscou ajuda médica e foi orientada a recorrer ao tratamento em Porto Alegre. Mas foi na arte que, de fato, Paola encontrou sua melhor e mais sensível forma de se expressar. Em suas obras, a artista busca explorar a técnica de pintura esmalte sobre papel cartão.
São obras em cores vibrantes e formas cuidadosamente simétricas que ocupam as telas de variados tamanhos. Os desenhos escolhidos por ela exploram borboletas, casas, bonecas e diferentes personagens da Disney.
Em 2022, parte do acervo da artista ocupou a Câmara de Vereadores e a prefeitura de Caxias do Sul em uma mostra em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.
Programe-se
- O quê: exposição Um Olhar Estrangeiro, de Paola Berti.
- Quando: inauguração hoje, às 19h. A mostra fica aberta até o dia 29. Visitação de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura) - Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias do Sul.
- Quanto: entrada franca.