Com programação diversificada para oportunizar acesso a vários estilos, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul promove a Semana da Dança 2024 a partir desta segunda-feira (29). As apresentações ocorrem todos os dias da semana, no Teatro Municipal Pedro Parenti, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria da Casa da Cultura a R$ 15.
A Semana da Dança 2024 terá apresentações de 30 grupos, escolas e artistas de Caxias e região, reunindo diferentes linguagens. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. A data foi instituída pela Unesco em 1982, em reconhecimento à importância da expressão artística na construção sociocultural, além de buscar incentivar o ensino e a prática da dança. A data celebra o nascimento de Jean-Georges Noverre, considerado um dos criadores do balé moderno.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Dança da SMC, Paula Giusto, será a retomada das ações em comemoração à data.
— A ideia é fazer uma programação intensa, valorizando os grupos, escolas e artistas locais numa semana inteira em que a gente celebra a importante data do dia 29 de abril. Para celebrar essa importante conquista do segmento da dança, o reconhecimento mundial, a gente organiza essa programação para valorizar o que a gente tem de produção local, tanto profissional quanto amadora, quanto de aprendizagem — afirma Paula.
Cada apresentação terá no mínimo 10 minutos e no máximo 20, para oportunizar que mais grupos, com estilos diferentes, se apresentem em cada noite. A ideia da Unidade de Dança é, justamente, trazer um intercâmbio de ritmos para os artistas e para o público que prestigiar os espetáculos.
— A lógica das apresentações vem de acordo com essa premissa de que a gente gere, além da celebração, a oportunidade dos alunos, estudantes e bailarinos de olhar para o trabalho que é feito sobre dança na cidade por outros vieses, outras escolas e outras linguagens — explica.
A abertura oficial será neste domingo (28), na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás, às 16h, com apresentação do espetáculo Desvio in Situ, coreografado por Jussara Miranda.
Descentralização da programação
Além das apresentações no Teatro Pedro Parenti, a programação da Semana da Dança também levará espetáculos para as escolas da rede municipal de ensino, descentralizando as apresentações e oportunizando acesso à cultura aos estudantes da rede pública.
Confira a programação completa
- Segunda-feira (29): Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul; Cirandeiras Danças Brasileiras; Nicolas Velleda; Hype Studio; Luísa Fredrizzi e Dora Ballet.
Para fazer a abertura da programação do evento em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Cia. Municipal de Dança apresenta a obra coreográfica “Loud” do coreógrafo alemão Thomas Plischke. A coreografia integra o espetáculo “1, 2, 3 – Uno Duo” que marcou a estreia oficial da Cia. em 1998 e foi recentemente apresentada a remontagem para celebrar a trajetória de 25 anos do corpo artístico.
- Terça-feira (30): Espaço Cultural Akácio Camargo.
“O Início” é um espetáculo que aborda o contato a dois, a relação entre tempo e espaço, o outro, formas se constroem através dos movimentos dos corpos de 25 intérpretes que duelam pelo espaço denso que se estabelece em cena.
- Quarta-feira (1º): Coletivo Disco Flow; Escola Habibah Danças Orientais; Fefê Sampaio e Grupo; Bailado Sureño e Escola de Dança na Ponta do Pé.
- Quinta-feira (2): Casa Anjos Voluntários; Taci Marchett Escola de Dança; Eduarda Sorgato; Kinesis Escola de Artes e Studio de Danças Camila Oliveira.
- Sexta-feira (3): Studio Yalla; Studio de Danças Jéssica Bolzzoni; Escola de Danças Carla Barcellos; Cia Corpos Diversos; CTG Sinuelo e Escola Preparatória de Dança e Cirandeiras Danças Populares Brasileiras.
- Sábado (4): JDance Estúdio de Dança; Grupo Alarme Falso; Essência Cigana; Turma do Passinho e Núcleo Artístico Ballet Margô.
- Domingo (5): Hayet Escola de Danças; Requebra Espaço de Danças; Espaço Flua e Endança Jazz e Cia.