É nesta sexta-feira (26) a roda de conversa Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia, com Pâmela Cervelin Grassi (mediadora), Raquel Pereira Braga (historiadora e mestranda em Antropologia), Orilde Ribeiro (acadêmica do curso de pedagogia e professora da escola indígena Nivo, em Farroupilha) e Guilherme Maffei Brandalise (historiador e mestrando em história). O bate-papo começa às 19h e a entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível a ser doado para a comunidade Kaingang Pãnónh Mág, de Farroupilha.
A roda de conversa integra a ação cultural Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha, alusiva ao Dia dos Povos Indígenas. Os convidados vão falar sobre suas pesquisas e experiências em relação às comunidades indígenas.
— É uma oportunidade para o público conhecer um tema que é pouco falado. Essas múltiplas perspectivas de história, educação, arqueologia e a própria perspectiva indígena. Essa junção mostra como é rica e complexa essa temática do indígena — destaca o painelista Guilherme Brandalise.
Além do bate-papo nesta sexta, a ação do Arquivo Histórico abrange uma exposição sobre a presença dos povos indígenas na Serra e no Rio Grande do Sul e a exibição do documentário Konhun Mág – o caminho da volta à floresta de Canela, no dia 8 de maio, às 19h. Neste dia, o evento contará com participação de indígenas da comunidade e a liderança Cacique Maurício Vem Tánh Salvador.
Programe-se
- O quê: Roda de conversa "Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia";
- Quando: sexta-feira (26), às 19h;
- Onde: Arquivo Histórico Municipal (Avenida Júlio de Castilhos, 318 - Lourdes);
- Ingressos: entrada gratuita. Sugere-se a doação de alimentos não perecíveis.