Pelo novo livro do caxiense Lúcio Humberto Saretta, o sexto em sua trajetória literária, passeiam personagens de diferentes modalidades esportivas, inseridas em diferentes épocas e lugares, mas que têm em comum o fato de serem humanas, demasiado humanas. E é por isso que "O beijo na lona: crônicas de craques e crepúsculos", é imperdível para aqueles que gostam de se deleitar com histórias bem humoradas e repletas de sacadas espirituosas, como é típico dos bons cronistas. A sessão de autógrafos ocorre nesta quinta, às 18h30min, no Zarabatana Bar e Café.
A coletânea de textos, que sai pela editora Folhas de Relva, entrega ao leitor histórias protagonizadas por personagens históricos e folclóricos do futebol, pugilistas que ficaram eternizados por grandes vitórias ou que beijaram a lona, o jogador de basquete que desenvolveu um súbito interesse por extraterrestres e até um nadador que, cansado de derrotar seu adversários na piscina, se aventurou a competir contra um tubarão. Ao relacionar episódios do esporte com situações que todos nós atravessamos em nossas vidas cotidianas, Saretta mostra que tudo pode existir em estado de arte.
- Mais do que o esporte em si, o que me interessa são as figuras humanas. Acho que o esportista é também um artista. Modalidades como o boxe, que é uma das que mais me fascinam, possuem muita carga dramática e produzem histórias que são muito ricas para explorar na literatura - comenta o autor, também conhecido por ser guitarrista e compositor na histórica banda caxiense Aliança Rebelde.
Ao buscar algumas de suas histórias num passado já longínquo ou em eventos que se passaram em lugares distantes, Saretta mistura com excelência pesquisa, memória e imaginação, a fim de recriar situações que não presenciou e personagens que não conheceu, mas com quem de alguma forma criou certo tipo de intimidade.
- O fato de escrever sobre um tempo que não vivi me tira um pouco da zona de conforto. Acabo tendo de buscar um pouco da minha fantasia, abrir uma caixa de ferramentas para imaginar como foram estes eventos, como são ou eram estas pessoas. Nisso, o escritor acaba romanceando - reflete.
Ao ler as crônicas de Lúcio Saretta é impossível não lembrar de escritores e jornalistas que tão bem uniram esporte e literatura, como Eduardo Galeano, Norman Mailer, Nelson Rodrigues ou Juca Kfouri, que assina um dos textos de apresentação da obra (o outro é do escritor Luiz Antônio de Assis Brasil). "Aqui temos um precioso contador de casos", escreve Kfouri sobre o caxiense. Dito isso, só resta afirmar que em "O Beijo na Lona" a boa leitura garantida.
PROGRAME-SE
O quê: lançamento de "O Beijo na Lona" (Folhas de Relva, 132 páginas, preço médio R$ 55), de Lúcio Humberto Saretta
Quando: nesta quinta-feira ,às 18h30min
Onde: Zarabatana Bar e Café, no Centro de Cultura Ordovás
Quanto: evento gratuito