Mais de 30 presépios podem ser conferidos a partir desta quarta-feira em exposição que inaugura no Museus do Capuchinhos, em Caxias do Sul.
Intitulada “Paz e Bem: do presépio de São Francisco aos nossos presépios”, a mostra tem como motivação os 800 anos da criação e encenação do presépio por São Francisco de Assis, em uma gruta na cidade italiano de Greccio, reunindo animais e também moradores da província de Rieti. A encenação ocorreu três anos antes da morte de Francisco de Assis, em 1226, na cidade de Assis.
Com curadoria de Christian de Lima e Celso Bordignon, a coletânea conta com presépios que pertencem ao próprio acervo do MusCap, além de outros que foram emprestados para dar maior diversidade à exposição, incluindo peças elaboradas por artistas como Fabíola Cornutti, Rogério Baierle, Noemi Fontanella, Benedita Cecatto e Atelier Zambelli:
- Nossa intenção foi reunir presépios que têm características únicas, que não foram produzidos em série. Há alguns vindos do México, do Peru, alguns feitos em terracota, em madeira, dressa, entre outras técnicas. Há uma variedade também nos tamanhos, que variam desde dois centímetros até dois metros de altura - comenta Christian de Lima, coordenador do MusCap.
O historiador destaca o simbolismo da data, especialmente para os capuchinhos, recordando um trecho das fontes franciscanas que conta sobre a preocupação de Francisco de Assis em que, no dia de Natal, os pobres fossem saciados pelos ricos e que aos bois e aos burros fossem concedidos mais ração e feno de que de costume. E que trigo e grãos fossem jogados nas ruas para que os pássaros tivessem fartura de alimento nesse dia.
- São Francisco é padroeiro dos animais e do meio ambiente. Nesse período em que estamos passando e que todos os seres vivos demandam tantos cuidados, com o mundo em guerra justamente naquele lugar tão solene em que foi o nascimento de Jesus. Acho que essa exposição é muito importante por conseguir nos fazer pensar sobre questões atuais que devem ser conversadas se quisermos que o mundo olhe e ande para a frente.
A exposição poderá ser visitada até 20 de abril de 2024, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. Para grupos é necessário agendamento prévio pelo telefone (54)3220.9565 ou pelo e-mail educativo@muscap.org.br.