O fim do ano está se aproximando e com ele chega a temporada de confraternizações. Não é diferente para quem tem a música companhia e os colegas de palco como parte da família ao longo do ciclo que está para se renovar. E é em forma de sarau aberto ao público que o coletivo cultural Dandô e o Coro Juvenil do Moinho/UCS irão se despedir de 2023, com ambos os encontros ocorrendo no palco do Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás.
Nesta terça-feira à noite, celebrando não apenas o encerramento da temporada, mas também os 10 anos do projeto em Caxias do Sul, o Dandô - Movimento de Arte e Saberes Décio Marques, promove o seu sarau recheado de atrações que contemplam diferentes manifestações culturais de caráter regional brasileiro. Entre os nomes confirmados estão o violeiro Valdir Verona, a violonista e cantautora Ará, os poetas Marte Fross e Estanislau Robalo, o grupo de capoeira Pé de Quilombola, entre outros. Também haverá convidados de fora, como a artista visual Ester Fabiana, que participa do Dandô na região de Capão da Canoa.
Também em clima festivo, igualmente encerrando sua 10ª temporada, quarta será a vez do Coro Juvenil do Moinho/UCS realizar a quarta edição do seu Sarau Cojmico. Além de intervenções com o grupo cantando junto músicas do seu repertório dedicado à música brasileira, como Testamento (Toquinho e Vinicius de Moraes), Noite Severina (Ney Matogrosso) e Sina (Djavan), haverá performances individuais ou em grupos menores de integrantes do Coro, contanto com a utilização de instrumentos musicais ou playback. Também haverá participação de ex-integrantes do coro, que neste ano também comemorou seus 10 anos.
- Estamos encerrando um projeto que teve diversas atividades, como exposição de fotos, encontro de coros, concerto e, finalmente, o sarau. Este é um evento que a gente criou na pandemia, para manter o coro ativo naquele período longe do palco, mas que deu muito certo também quando voltamos ao presencial. Será uma grande mostra de alguns dos talentos individuais que formam esse coletivo que é o coro - destaca a regente Cristiane Ferronato.
O projeto dos 10 anos do COJmo é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (LIC Municipal). O Circuito Dandô em Caxias é realizado em parecia com a Viola Sul Produções. Ambos os eventos são abertos ao público e têm entrada gratuita.
PROGRAME-SE
O quê: Sarau Dandô 10 Anos em Caxias do Sul
Quando: nesta terça, às 20h
Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás)
Quanto: evento gratuito
O quê: Sarau Cojmico do Coro Juvenil do Moinho/UCS
Quando: nesta quarta, às 20h
Onde: Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás)
Quanto: evento gratuito