O Vielas Espaço Cultural, importante ponto de fomento à cultura no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul, agora, é de utilidade pública. O prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei nesta terça-feira (31). O projeto de lei foi proposto pela vereadora Rose Frigeri (PT).
Esse título é uma exigência legal para que o Vielas possa participar de projetos, como parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações.
O Vielas Espaço Cultural é um espaço independente e focado nos laços de pertencimento dos moradores, numa espécie de identidade comunitária. Iniciou atividades no final de 2021, por iniciativa do gestor Fernando Morais, com a missão de trabalhar na realização de ações que forneçam acesso à informação e ao desenvolvimento humano e social.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Vielas, está o Mosaico na Quebrada, que tem como objetivo colorir as paredes de casas, escadas e muros da comunidade. Centenas de artistas, de Caxias do Sul e de todos os cantos do Brasil, já participaram da iniciativa no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz.