A partir do dia 1º de novembro, Caxias do Sul terá programação cultural e artística para promover a conscientização sobre a cultura negra no país. Estão agendados shows, exposições, visitas guiadas e performances artísticas. As atividades ocorrem em diversos espaços da cidade como a Praça Dante Alighieri, Arquivo Histórico Municipal, Centro de Cultura Ordovás, Estação Cidadania (bairro Cidade Nova), além do Campo Municipal (bairro Cinquentenário).
De acordo com a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, a programação não é inédita, em Caxias. Contudo, a ideia é provocar a reflexão e buscar a mudança de pensamento na sociedad, a partir de ações culturais e esportivas.
— A ideia é que a gente consiga dar visibilidade a alguns assuntos, trazendo sempre a reflexão de um passado, presente e futuro. Mais do que isso, valorizando a cultura negra na nossa sociedade para que a gente sempre lute por uma sociedade justa e igualitária. Não é de hoje que a gente promove uma série de atividades para que se possa refletir sobre o assunto — pondera Cristina.
Em Caxias do Sul, no mês que vem comemora-se o Dia da Umbanda (dia 14/11), Dia Municipal de Combate ao Racismo (dia 15/11), a Semana Municipal da Capoeira (de 16 a 20/11) e o Dia Municipal da Consciência Negra (dia 20/11). Neste ano, a Secretaria Municipal da Cultura chama de Temporada da Cultura Negra o circuito de atividades gratuitas, boa parte delas agendadas para ocorrer no Praça Dante Alighieri.
— A ideia é, na diversidade cultural, também mostrar e fortalecer essas matrizes africanas na constituição da nossa sociedade e trazer a discussão à cena. Então, vão ter apresentações de dança, música, bate-papos, e uma programação que passa pela capoeira, hip-hop, Carnaval, por manifestações das religiões de matrizes africanas. É uma programação de fato pensada para que a gente possar representar justamente neste mês da consciência negra — reflete Cristina.
Na Praça Dante Alighieri
De forma simbólica, no ponto central de Caxias, a Praça Dante, será o palco das atividades promovidas pela Unidade de Arte e Cultura Popular. Com o objetivo de trazer reflexões sobre a luta pela igualdade racial, a programação buscará reforçar, por meio da arte e cultura, a luta pela sociedade igualitária. Por lá, estão programadas atividades de capoeira, hip-hop e o Festival Abayomi.
Arquivo Histórico Municipal
Na segunda edição do Mês da Consciência Negra, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, diversas atividades alusivas à data serão promovidas no espaço que reúne a história do município. De acordo com a organização, a programação promoverá o protagonismo da diversidade e de múltiplas realidades, para provocar reflexões e contribuir no fortalecimento da luta pela igualdade racial.
Programe-se
1º/11 - Quarta-feira
- Exposição fotográfica "Pele", de Tatieli Sperry.
Visitação: De 1 a 23 de novembro de 2023, das 10h às 16 h, no terceiro pavimento do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Avenida Júlio de Castilhos, 318 – bairro Nossa Senhora de Lourdes)
- Exposição “Referências”, do desenhista Carlos Eduardo da Rosa.
Abertura no dia 1º de novembro de 2023, às 19h. Visitação: de 1 de novembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, das 10h às 16h, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
9/11 - Quinta-feira
- Atividade de educação patrimonial "Integração Cultural e Direito à Memória: o Comune Caxias do Sul Conhece o Arquivo Histórico Municipal".
- Exposição “Terra Sabi, de Angela Pimentel, exposição selecionada pela Convocatória de Arte - Exposições 2023.
Período: 9 de novembro a 10 de dezembro de 2023, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Visitação: segunda, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h.
10/11 - Sexta-feira
- Visita Guiada mediada por Angela Pimentel à Exposição “Terra Sabi”, de Angela Pimentel.
Atividade com Intérprete de Libras, às 18h30min, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Atividade gratuita.
- Atividade integrante da Exposição “Terra Sabi”, de Angela Pimentel.
Às 19h, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás. Inscrições até dia 09 de novembro na UAV DIGITAL.
14/11 - Terça-feira
- Evento “Tempos de Espaços do Querer: Desafios na implementação da lei 10.639/2003”.
A partir das 19h, com entrada gratuita, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
- Oficina: Diário de Viagem com Angela Pimentel
Às 18h. Abertura da Temporada da Cultura Negra com o espetáculo Mixtu e performance artística dos Lanceiros Negros de Caxias do Sul.
15/11 - Quarta-feira
- Homenagens ao Dia Municipal da Umbanda
Realização: Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha, Associação Umbanda Caxias e Associação Cultural Umbandista Farroupilha. Às 9h, no Campo Municipal (Av. Júlio de Castilhos, 4390, Bairro Cinquentenário).
- Torneio de Futebol Integração de Etnias – Troféu Semana da Consciência Negra
Às 9h, no Campo Municipal.
16/11 - Quinta-feira
- Semana Municipal da Capoeira.
Às 14h, roda de Capoeira Angola com projetos sociais de inclusão cultural, do Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha Núcleo Caxias do Sul – RS com o Treinel Francisco de Oliveira e Treinel Karine Urtiga.
Às 18h, apresentação Cultural com Manifestações Afro-brasileiras, do Abadá Capoeira com o Instrutor Passarinho.
17/11 - Sexta-feira
- 8h30min: Mostra Estudantil da Temporada da Cultura Negra: Performances da EMEF Machado de Assis: (Re)Existência Negra; De todas as crenças, cores, povos e nações: NOSSA FÉ!; Vivenciando o Maçambique de Osório: uma manifestação afro-católica do Rio Grande do Sul; Contação de histórias com Aline da Luz; Ação Educativa: Cultura Brasileira com Vanessa Carraro e Mariele Costa – Vivências de Percussão e Danças Populares.
- 8h30min: Aula de capoeira para pessoas Seniores, do Grupo de Capoeira Liberdade com Professor Tucano, no Ginásio Vasco da Gama (Rua José Soares de Oliveira, 2557 - Pio X)
- 14h: Ritmos e Raízes: Explorando a Herança Afro-Americana na Música com alunos da EMEF Governador Roberto Silveira; Banda Marcial e apresentação Bumba Boi e Folclore da EMEF Engenheiro Mansueto Serafini; Contação de histórias com Aline da Luz; Ação Educativa: Cultura Brasileira com Vanessa Carraro e Marielle Costa – Vivências de Percussão e Danças Populares.
- 18h: Semana Municipal da Capoeira: Apresentação de Maculelê e do jogo de Capoeira, do Grupo de Capoeira Pé de Quilombola com o Mestre Macaco.
- 18h: Oficina de Capoeira Angola para mulheres, do Grupo de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha com a Treinel Karine Oliveira, no Centro de Cultura Ordovás.
18/11 - Sábado
- 11h às 19h: Festival ABAYOMI – Encontro Precioso, com Feira de Artesanato e Alimentação Artesanal. Programação Artística com DJ Mono, Maracatu Baque dos Bugres, Seresteiros do Luar, Movimento Negro de Bento Gonçalves – Banda Raízes, Samba do Feitiço, Ylu Ará - Cantos e Encantos dos Orixás e Samba Show.
19/11 - Domingo
- 15h às 18h: Hip Hop na Praça, apresentação "Fluindo na rua", da Fluência Casa Hip Hop.
20/11 - Segunda-feira
- Horários: 10h, 12h, 14h e 16h: Dia da Consciência Negra: Apresentação Ylu Ará - Cantos e Encantos dos Orixás.
- 18h: Encerramento da Semana Municipal da Capoeira, com Roda com Grupos de Capoeira.
22/11 - Quarta-feira
- 19h: Roda de conversa "Religiões de Matriz Afro: Agora Você Sabe!", no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
23/11 - Quinta-feira
- 18h: 2ª Conferência Antirracista da Serra Gaúcha, no Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Promoção: Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (SMSPPS) e Conselho da Comunidade Negra de Caxias do Sul (COMUNE).
24/11 - Sexta-feira
- 19h: Exposição Histórias de Bambas. Apresentação da Agremiação Carnavalesca Pérola Negra.
Abertura: 24 de novembro. Período de visitação: de 25 de novembro a 7 de janeiro. Horário de Visitação: terça a domingo, 10h às 16h, no Museu Municipal de Caxias do Sul
- Hip Hop na Estação Cidadania: Grafitagem (24, 25 e 26 de novembro). Curadoria: Studio Flop.
25/11 - Sábado
- 14h: Apresentação artística - Poesia marginal e pocket show's, com Dj Zero Fim Set, Show Pocket com Akin, Jeeh Bado e Valquíria, West Mika, GP Poesias com Drop, Pi, Drius e Oficina Freestyle Akin.
26/11 - Domingo
- 14h: Apresentações artísticas com Dj César, - ÓDIO + AMOR, MDS, Maninho Linha De Frente e Seco e Tropa, na Estação Cidadania (Rua Raimundo Magnabosco, 111 - Cidade Nova).
30/11 - Quinta-feira
- 19h: “Diálogos e contextos periféricos: produção de tecnologias de vida além do 20 de novembro", no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
2/12 - sábado
- 16h: Roda de Samba com sambistas e Agremiação Carnavalesca Pérola Negra, no Centro de Cultura Ordovás.