Questões de sexualidade são sempre atuais. É por isso que, embora se passe na Inglaterra do final dos anos 1980, o drama britânico Blue Jean (2022) tem sido considerado um clássico instantâneo para a comunidade queer (termo que, em inglês, serve como um “guarda-chuva” para identificar pessoas que não se enquadram nos padrões de gênero impostos pela sociedade). O longa estreia nesta quinta e segue em cartaz até o próximo dia 24, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, em Caxias.
A própria diretora e roteirista do filme, a estreante Georgia Oakley, se identifica como queer. E na história o espectador é transportado à Inglaterra conservadora dos anos 1980, em que a comunidade homossexual vivia sob a chamada "lei anti-gay" assinada pela primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que reprimia e limitava direitos - e que vigorou até 2013. E é especialmente a seção 28 daquela lei, a que "proíbe completamente a "promoção de homossexualidade nas ruas e nas escolas", que inspira Blue Jean.
Na trama, acompanhamos a história de Jean, uma professora de educação física lésbica em uma cidade pequena, que tenta viver um relacionamento amoroso e uma vida familiar e social plena apesar das tensões do ambiente repressivo em que vive e onde trabalha. A entrada de uma aluna problemática em sua vida – e na narrativa – fará o filme dar a virada que o tira do óbvio tema do enfrentamento ao silêncio imposto pela “seção 28”, expandindo as percepções a partir de perspectivas mais diversas e de mais mulheres em cena.
Falando em mulheres, também se destaca em Blue Jean o poder das atuações femininas, que renderam prêmios (Melhor Elenco e Melhor Atriz Coadjuvante para Karrie Hayes) e diversas indicações à premiação British Independent Film Awards, incluindo a de melhor performance em conjunto.
Além de Blue Jean, a Sala Ulysses Geremia também recebe hoje a estreia nacional do curta-metragem Uma Estranha Forma de Vida, do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
PROGRAME-SE
O quê: "Blue Jean" (Inglaterra, 2022), filme dirigido por Georgia Oakley
Quando: estreia nesta quinta-feira, às 19h30min. Em cartaz até 24/9, com sessões de quinta a domingo, no mesmo horário
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia entrada)