Ainda com cheiro de tinta fresca, a Praça João Piassa, inaugurada em junho no Loteamento Vitória, em Caxias do Sul, foi ocupada pela cultura Hip Hop na tarde deste domingo. Foi o segundo dia de atividades alusivas aos 50 anos do hip Hop, que terá programação até o fim do mês em diversas comunidades da cidade.
Além de performances de algumas das manifestações ligadas ao movimento cultural que tem sua origem nos EUA, como o rap e o breaking dance, a ação apoiada pela Unidade de Arte e Cultura Popular, da Secretaria Municipal de Cultura, contou com cortes de cabelo, caricaturas e guloseimas gratuitas para atrair a criançada. Com a ajuda do clima ensolarado, a comunidade aderiu em peso.
- Há pelo menos 20 anos o hip hop faz parte da vida da gente que plantou essa cultura nas comunidades da periferia de Caxias do Sul, e por isso a gente quis fazer essa programação incluindo os quatro pontos cardeais da cidade. Uma prioridade é fazer essa mescla de gerações, trazendo para o palco e para a praça a juventude que vai levar o legado adiante, como uma troca de bastão - comenta o curador do mês do hip hop em Caxias do Sul, Maurício Abel.
Um dos rappers atuantes na Zona Leste de Caxias, região onde fica o Loteamento Vitória, próximo ao bairro Planalto, MC Seco ressaltou a importância de contar com o apoio da prefeitura, através da SMC, e também de parceiros locais, como a barbearia que ofereceu os cortes de cabelo grátis e os donos de lanchonete que foram parceiros na distribuição de algodão doce:
- Hoje a gente consegue organizar um evento como esse sem tanta dificuldade como era lá atrás, quando tinha que forçar a entrada pra poder cantar e dançar. O que continua a mesma coisa é a essência de socializar, de trazer cidadania para a quebrada. Acho que o hip hop já está entre os principais movimentos sociais em Caxias.
Abaixo, confira por onde irão passar as atividades que celebram a cinquentenária cultura hip hop em Caxias do Sul.
PROGRAMAÇÃO
Zona Norte
Quando: quinta (10) e sexta (11), das 10h e 16h
Onde: Escola M. E. F. Presidente Tancredo Neves, bairro Santa Fé.
Atrações: atividades de dança, batalha de rimas, oficina e sarau de poesia marginal.
Zona Sul
Quando: sábado (12), a partir das 10h
Onde: em frente ao muro do Aeroporto (rua Valdemira Raimundi, bairro Esplanada).
Atrações: grafitagem dos muros do Aeroporto com CTGKlan, DJ Hood e Dikaios, MDS, South Dirty Gang e ações da comunidade.
Zona Oeste
Quando: 19 de agosto, a partir das 14h,
Onde: Estação Cidadania, bairro Cidade Nova
Atrações: Breakin Dance, poesias e feira criativa
Encerramento na Zona Central
Quando: 20 de agosto, a partir das 13h
Onde: Centro de Cultura Ordovás
Atrações: Feira de Economia Criativa, Campeonato de Skate, intervenção com as Ladies in the cypher, Oficina Poesia na Bolsa (15h), batalha de rima.