A diversidade de ritmos e sotaques da música produzida na América Latina tem nos tangos e nos boleros parte de seu legado mais rico, porém menos acessível ao público brasileiro, especialmente no interior. Trazer a essa audiência um pouco deste repertório é a proposta central do espetáculo Media Luz, que chega a Caxias do Sul nesta quinta-feira, em apresentação única no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 20h.
O projeto nasce de conversas entre dois vacarienses, o acordeonista Uiliam Michelon e o cantor Cassiano Paim. Além da dupla, completam o projeto os musicistas que acompanham Michelon em seu tradicional quarteto, Gleidson Dondoni (bateria), Rafael Diniz (violão e guitarra) e Rodrigo Ziliotto (contrabaixo), além da cantora caxiense Deise Schamrek (voz) e dos bailarinos Carla Pauletti e Eduardo Bidese, ambos professores da escola de dança Ballroom, também de Caxias do Sul.
- Esse projeto nasce do gosto em comum que o Cassiano e eu temos por estes dois gêneros, mas também por entendermos que as pessoas estão um pouco carentes de escutar um tipo de música que toque nos seus sentimentos, capaz de despertar paixões e saudades. Conforme fomos sentindo o potencial que esse show tinha, convidamos a Deise para cantar e a Carla e o Eduardo para agregar ao espetáculo com a dança, mergulhando fundo na essência destes ritmos - conta Michelon.
O repertório terá composições obrigatórias de ícones do tango argentino e uruguaio, como Carlos Gardel, com a música-título do espetáculo, Astor Piazzolla, com Libertango, e Gerardo Matos Rodríguez, com "La Cumparsita", além de boleros mexicanos atemporais, como "Besame Mucho" (de Consuelo Velásquez), "Perfidia" (Alberto Dominguez) e "Solamente Una Vez" (Agustín Lara).
- Por ser um repertório onde trazemos bastante clássicos, tentamos mudar o mínimo possível os arranjos. Por termos uma orquestração sem piano ou violino, as partes das músicas que seriam destes instrumentos foram distribuídas ora para a guitarra, ora para o acordeom. Assim como os bailarinos, nós instrumentistas fizemos um extenso trabalho de pesquisa para achar a levada do bolero, o suingue do tango, sendo o mais fiel possível - destaca o acordeonista.
Após a estreia em Caxias, Media Luz Tangos & Boleros será apresentado também em Vacaria, sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural Marcos Palombini (Casa do Povo). Os mais de 300 ingressos colocados à venda já foram vendidos.
PROGRAME-SE
O quê: espetáculo Media Luz Tangos & Boleros
Quando: nesta quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (meia entrada), na bilheteria ou pelo WhatsApp (54) 98122.1393.