Originalmente idealizado para ocorrer na Rua Coberta, o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado, que é, tradicionalmente, o marco inaugural do Festival de Cinema, foi transferido para a Sociedade Recreio Gramadense. Por volta das 10h20min deste sábado (12), os músicos da orquestra tocaram a trilha sonora do festival, composição de Geraldo Flach.
Logo a seguir, entrou em cena o protocolo com a apresentação das formalidades e autoridades. Entre elas, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, a Secretária da Cultura Beatriz Araujo e o prefeito de Gramado Nestor Tissot. De Caxias do Sul, a deputada federal Denise Pessôa, veio a abertura representando a Câmara Federal. Com discurso pautado pela retomada das políticas públicas de todo o setor cultural e não apenas do audiovisual, a ministra foi a mais aplaudida da manhã.
— Todo o setor cultural, mas principalmente o audiovisual, sofreu muita perseguição nos últimos anos. Estamos num momento de retomada de todas as políticas públicas que foram abandonadas nos últimos quatro anos. Nossa busca de diálogo com os profissionais do setor é para ouvir as necessidades deles e para resolver as pautas mais prementes — disse a ministra, em uma entrevista coletiva pouco antes da abertura oficial.
Reforçando o fato de que o ministério ainda conta com 20% a menos de funcionários do que havia em 2016, ela reconhece que há muito trabalho por fazer. Entre as pautas de curto prazo está a renovação da cota mínima de exibição de filmes brasileiros nas salas de cinema do país. a medida perdeu a validade em setembro de 2021. O atual governo, afirma a ministra, está empenhado em retomar essa cota a fim de ampliar o número de produtos audiovisuais brasileiros em exibição pelo país afora.
Programação deste final de semana
Sábado
- Mostra de Curtas-metragens Gaúchos
A partir das 13h, serão exibidos os filmes Messi (Três Passos), de Henrique Lahude e Camila Acosta; Fitoterapia (Porto Alegre), de Eduardo Piotroski; Glênio (Santa Maria e Porto Alegre), de Luiz Alberto Cassol; Tremendo Trovão (Pelotas), de Rubens Fabricio Anzolin; Fiar o Vento (Arambaré), de Mari Moraga; Os Féders Vão Dormir (Esteio), de Eder Ramos; Flora (Porto Alegre), de Ana Moura; Colapso Terra em Chamas (Porto Alegre, Viamão e Igrejinha), de Lucas Tergolina e Matheus Melchionna; Concha de Água Doce (Porto Alegre), de Lau Azevedo e João Pires; Livra-me (Santa Cruz do Sul), de Felipe da Fonseca Peroni; Carcinização (Pelotas), de Denis Souza; e O Tempo (Porto Alegre), de Ellen Correa.
- Filme de abertura
Será exibido, a partir das 18h, o documentário Retratos Fantasmas, do pernambucano Kleber Mendonça Filho.
- Mostra competitiva
A exibição dos títulos que disputam a Mostra Competitiva começa às 20h. O público poderá assistir aos curtas-metragens YÃMÎ YAH-PÁ (Rio de Janeiro), de Vladimir Seixas, e Deixa (Rio de Janeiro), de Mariana Jaspe, bem como ao longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata.
Domingo
- Reprise
A partir das 8h30min, será reexibido o longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata, que faz parte da Mostra Competitiva.
- Mostra de Curtas-metragens Gaúchos
A partir das 13h, serão exibidos os filmes Restaurante (Caçapava do Sul e Minas do Camaquã), de Leonardo da Rosa; Nau (Porto Alegre), de Renata de Lélis; Eu, Tibano (Santa Cruz do Sul), de Diego Tafarel e Zé Corrêa; Combustão Espontânea (Pelotas), de João Werlang e Pedro Bournoukian; Concorso Internazionale (Gramado), de Bruno de Oliveira; Sabão Líquido (Porto Alegre e Maquiné), de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; Meu Nome é Leco (Porto Alegre), de Diana Mesquita e Marina Falkembach; Aurora (Pelotas), de Bruna Ueno; Centenário da Minha Bisa (Alvorada e Porto Alegre), de Cristyelen Ambrosio; Rasgão (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli; e As Ondas (Porto Alegre), de Leandro Engelke e Richard Tavares.
- Mostra Competitiva
A mostra dos filmes em competição retorna a partir das 17h30min do domingo (13). Serão exibidos os curtas A Última Vez que Ouvi Deus Chorar (Minas Gerais), de Marco Antônio Pereira; e Camaco (Minas Gerais), de Breno Alvarenga. Logo após, será vez do longa Tia Virgínia (São Paulo), de Fabio Meira, ser apresentado para o público.
- Homenagens e premiações
Após as exibições dos filmes em competição, o Festival de Cinema de Gramado fará homenagens, com a entrega do Troféu Sirmar Antunes e dos prêmios Leonardo Machado e Novas Façanhas. Na sequência, às 22h30min, ocorrerá a cerimônia de premiação para consagrar os filmes vencedores do Troféu Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas.
Serviço de ingressos
Atenção! Não há mais ingressos disponíveis para as sessões deste sábado (12) nem para o próximo sábado (19), que é a cerimônia de premiação. Os ingressos para as sessões que se iniciam às 17h30min custam R$ 100, à venda no site do evento ou presencialmente na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328).
Os ingressos não são numerados, prevalecendo a ordem de chegada. Também não há distinção entre plateia e mezanino. As datas de 12 a 18 possuem opção de meia entrada para os grupos que se enquadram na Lei Federal nº 12.933/2013.