Para boa parte da plateia que lotou a primeira noite do 51º Festival de Cinema de Gramado, nesta sexta-feira (11) à noite, a sessão teve um gostinho mais do que especial. A noite de sexta será lembrada como aquela em que os alunos da rede pública de Gramado e uma turma de adultos, que estão dando seus primeiros passos no mundo do cinema, receberam kikitos como prêmio e incentivo pelo resultado de suas produções exibidas no telão do Palácio dos Festivais.
Os vídeos abordam assuntos que estão na cabeça da gurizada como histórias de horror, mistérios e suspense. Mas também expressaram na tela os conflitos gerados pelo luto e pelas questões de gênero, além do valor da amizade. O programa da prefeitura de Gramado é realizado desde 2011, mas pela primeira vez nesta edição, contou com vídeos produzidos por uma turma de adultos da comunidade do município. Nessa seara, abordam temas como o certo desencanto pela magia do Natal e as dificuldades que os migrantes têm em sua adaptação quando chegam a Gramado, em busca de uma oportunidade de trabalho.
A madrinha das turmas, neste ano, foi a atriz Leticia Collin. Além disso, ela integra o corpo de jurados desta edição do Festival de Cinena.
- Eu comecei a atuar com oito anos e nunca me imaginei fazendo isso - brincou Leticia, enquanto se dirigia à gurizada no palco.
E prosseguiu dizendo:
- Meus pais são professores. Então, esse projeto diz muito respeito a mim. Onde tem educação e onde tem cultura o meu coração está ali.
Ao concluir, Leticia disse aos alunos que cada função é fundamental em um filme e que deseja ver alguns deles trabalhando com o cinema, percorrendo o Brasil, desenvolvendo ainda mais a produção audivisual do país.
Logo após a exibição dos filmes na tela do Palácio dos Festivais, o palco do cinema brasileiro aqui na Serra gaúcha, ocorreu a premiação dos melhores filmes. E para surpresa de toda a gurizada, os vencedores receberam um Kikito esculpido em madeira, pelo artesão gramadense Orival da Silva Marques, mais conhecido como "Xixo". Ele foi o responsável por esculpir as estatuetas até a 16ª edição do festival e agora repetiu a dose para agraciar os premiados do Educavídeo.
Confira a seguir a lista dos vencedores do Educavídeo, programa da prefeitura de Gramado que contou a com a participação de 85 alunos da rede municipal.
Destaque Núcleo de Produção Digital (NPD)
- Melhor roteiro: "Marinalva: em Busca de um Sonho"
- Melhor fotografia: "Um Ponto de Luz"
Educavídeo
Melhor roteiro: "Caso 001"
Melhor fotografia: "A Máscara"
Melhor ator: Lorenzo Pistorello Haubert, por sua atuação em "Caso 001"
Melhor atriz: Mariane dos Santos Kammer, por sua atuação em "Pra Sempre Nós"
Melhor direção: Vicente Cléo Pinheiro de Oliveira, por "A Máscara"
Melhor curta: "Pra Sempre Nós"