O ator caxiense Janio Nunes, da Cia. Garagem de Teatro, está em São Paulo para uma temporada de apresentações do seu espetáculo solo “O Andarilho” na maior cidade do país. São 10 apresentações entre os dias 10 e 21, todas elas em Centros Educacionais Unificados (CEU), espaços públicos voltados para a inclusão social através da arte e da cultura em áreas periféricas. O projeto é da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, intitulado "Recreio nas Férias".
O ator conta que a oportunidade surgiu ainda em 2019, quando levou o espetáculo a Santa Maria em uma circulação oferecida pelo Sesc. Na ocasião conheceu o produtor cultural paulista Felipe Junqueira, que fez o convite e também a ponte RS–SP para o caxiense levar sua arte para São Paulo. Por conta da pandemia, o projeto foi adiado.
Em “O Andarilho”, Nunes dá vida a um palhaço que resolve mudar o mundo carregando apenas uma mala. Por meio da música e da palhaçaria, ele convida o público a instigar seus sentidos.
- Esse é um trabalho que nasce com o objetivo de me desafiar a criar um espetáculo inclusivo. Meu personagem não faz uso da fala e instiga o uso dos outros sentidos, tendo em sua essência o carinho e o amor. Em Caxias já tive a oportunidade de apresentar “O Andarilho” em eventos da APAE, na Escola Helen Keller e em outras oportunidades, e é muito importante para o meu portfólio poder estar apresentando agora em São Paulo, sempre acreditando que uma oportunidade pode levar a outra - comemora o artista.