Um show leve e que, segundo o artista, cumpre com a função maior da arte: elevar a alma das pessoas. É isso que o cantor Maurício Manieri promete para as duas apresentações da turnê Classics que fará em Caxias do Sul nesta semana, na quinta-feira e na sexta-feira, no UCS Teatro.
Revisitando um repertório de mais de duas décadas de carreira, o cantor paulistano de 52 anos apresenta na atual turnê um misto de músicas autorais, como Bem Querer, Se Quer Saber e Me Devendo um Beijo, e clássicos que influenciaram sua formação artística especialmente nos anos 1970 e 1980. Músicas como Easy, consagrada por Lionel Richie, Take a Look At Me Now, de Phil Collins e All Out of Love, do duo Air Supplies, além de pérolas nacionais como Caça e Caçador, de Fábio Júnior, e Adoro Amar Você, sucesso na voz do cantor sertanejo Daniel.
– São músicas que sempre tive vontade de interpretar, pois são a trilha da minha vida. Tenho muita influência dos anos 1970 e 1980, seja na maneira de compor, de tocar o meu piano ou de cantar. Mas não queria apenas cantar essas canções de qualquer maneira, e sim de trazer para a minha forma de interpretar e dar uma outra roupagem. Pegar uma música da Tina Turner, que poucos homens cantam, como The Best, por exemplo. Ou pegar uma música do Phil Collins, que tem um registro vocal muito diferente do meu. É um exercício, mas também uma diversão muito grande. Quando estou cantando lembro de momentos maravilhosos da minha vida que foram marcados por essas canções, e acho que o público percebe o quanto eu gosto e me emociono – comenta o cantor, que atendeu a reportagem por telefone.
Acompanhado de uma big band que dá ao show os ares de um tipo de espetáculo musical cada vez mais raro, numa época de produções cada vez mais enxutas, o cantor destaca a grandiosidade do projeto, que já ganhou um DVD e que em breve ganhará uma segunda versão, apenas com músicas românticas, a ser gravado em junho:
– É uma equipe grande de profissionais, são mais de 100 pessoas envolvidas para criar um espetáculo como esse. E são grandes profissionais. É uma reunião de excelência, que passa por luz, cenário, arranjos, músicos incríveis. É um sonho para qualquer artista, não apenas no Brasil. ter uma equipe dessa magnitude.
Artista que se considera mais realizado no palco mais do que em gravações de estúdio, Manieri conta que cada show passou a ser ainda mais especial desde um problema de saúde que enfrentou em 2020, quando sofreu um infarto e precisou ser internado e passar por cateterismo. Após ter superado o episódio, ocasiões de encontro com os fãs, como a que terá em Caxias, ganharam nova conotação:
– Tem artistas que não gostam tanto de fazer show, mas eu sempre gostei muito. E depois que passei por esse problema de saúde, o palco se tornou algo ainda mais relevante. É uma oportunidade que Deus me deu de cantar para as pessoas. Acho que pessoas que passaram por esse risco de perder a vida, invariavelmente passam a acordar todos os dias muito gratas por estarem vivas. Foi um divisor de águas pra mim.
PROGRAME-SE
O quê: show com Maurício Manieri, turnê “Classics”
Quando: quinta e sexta-feira, às 21h
Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Varga, 1130), em Caxias do Sul
Quanto: a partir de R$ 50 pelo site uhuu.com