Qualquer um que assistiu às performances de JJ Thames em diferentes palcos da edição de 2018 do Mississippi Delta Blues Festival, ainda no Largo da estação Férrea, sabe por que a cantora norte-americana é conhecida como "The Hurricane" (O Furação). Quem não assistiu terá uma nova oportunidade de vibrar com o blues explosivo de JJ nesta terça-feira, no Teatro do Sesc, em Caxias do Sul.
Em sua terceira passagem pelo Brasil (em 2019 a cantora participou da edição carioca do MDBF), a cantora excursiona acompanhada de Alexandre França (guitarra), Sérgio Selbach (baixo), Alexandre Alles (teclado) e Gustavo Laydner (bateria), músicos gaúchos acostumados a acompanhar algumas das principais atrações vindas direto da terra do blues. E, em plena semana da mulher, o show em Caxias ainda contará com a participação especial da gaitista Débora de Oliveira, do trio Blues Jazzmine.
Nascida em Detroit, berço da soul music e terra da icônica gravadora Motown, JJ Thames se mudou para Jackson, capital do Mississippi, aos 17 anos. A meta era ir para Nova York, mas, grávida do primeiro filho, teve de seguir o rumo da família (o pai estava indo assumir uma missão religiosa no estado sulista). Mais tarde ela finalmente chegaria à "capital do mundo", já tendo consolidado em sua música as referências das duas cidades onde seu talento floresceu e a energia que viria a se tornar marca registrada indissociável da potência vocal.
"Independentemente de onde ou quando ela estiver jogando, a poderosa Thames dará cada grama de seu sangue, suor e lágrimas para garantir que sua plateia esteja totalmente envolvida" definiu o jornalista Terry Mullins, da revista especializada Blues Blast Magazine.
No repertório da apresentação de hoje, a cantora irá misturar músicas de seus dois álbuns, "Tell You What I Know, de 2014, e "Raw Sugar", de 2016 (ambos disponíveis nas plataformas digitais), com clássicos do de cantoras como Etta James, Koko Taylor e Tina Turner. Na véspera do Dia do Mulher, Caxias do Sul será brindada com uma das vozes femininas mais talentosas do blues deste século. Seja para rever ou para conhecer JJ, não dá para perder.
PROGRAME-SE
O quê: show de J.J. Thames em Caxias do Sul
Quando: nesta terça-feira, às 20h
Onde: Teatro do Sesc (Rua Moreira César, 2462, Pio X)
Quanto: R$ 40 (público em geral) e R$ 20 (para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e associados)