Filme que estreia nesta quinta-feira na Sala de Cinema Ulysses Geremia, Segredos de Guerra (Firebird), de 2021, é baseado em uma história real, contada no livro de memórias do ator de teatro russo Sergey Fetisov (1952-2017). Além dos seus próprios méritos, o filme chama a atenção pela polêmica que causou em festivais e na mídia russa, por trazer à tona o amor entre dois homens, um soldado e um tenente do exército soviético _ sendo considerado uma "propaganda homossexual", o que violaria uma lei em vigor no país desde 2013. Vale lembrar que relações homoafetivas eram proibidas na Rússia até 1993.
Dirigido pelo estoniano Peeter Rebane, o filme é protagonizado por Tom Prior (A Teoria de Tudo), que também assina o roteiro. Prior interpreta Sergey Fetisov na trama que se inicia em 1977, quando o então aspirante a ator cumpre o serviço militar como soldado do exército soviético, durante a Guerra Fria. No quartel Fetisov conhece e vive um amor escondido com o tenente e piloto Roman. É quando a narrativa entrega seus melhores momentos, tanto de delicadeza ao mostrar o florescer dessa paixão proibida, quanto de tensão pelas suspeitas que o casal passa a despertar entre os comandantes. Se descobertos, ambos poderiam ser enviados a cumprir pena de cinco anos de serviços forçados.
O desenrolar da trama envolve idas e vindas das personagens principais após Fetisov deixar o quartel para seguir o sonho de viver do teatro; uma terceira personagem com quem se forma um triângulo amoroso; e boas doses de referências de ballet clássico de Igor Stravinsky (de quem o filme pega emprestado o título original, Firebird, ou O Pássaro de Fogo), do teatro de William Shakespeare e também da fotografia, uma paixão compartilhada entre os protagonistas.
Em pouco menos de duas horas, a história é contada sem pressa, mas também sem se tornar monótona, graças ao equilíbrio entre momentos de tensão e relaxamento. As atuações são convincentes e a direção de Rebane é competente, mas o filme se torna ainda mais necessário pela temática que oferece, especialmente neste momento em que a Rússia está sob os holofotes, após a invasão à Ucrânia. Não é spoiler deixar aqui a mensagem do diretor dada já após os créditos finais: "compartilhe essa história com quem você ama".
PROGRAME-SE
O quê: filme "Segredos de Guerra" (Firebird), de Peeter Rebane
Duração: 107 minutos
Classificação: 14 anos
Quando: estreia amanhã. Em cartaz até 26 de fevereiro, com sessões às 19h30min, de quinta-feira a domingo.
Onde: sala de cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás
Quanto: R$ 16 e R$ 8