Construir envolve capacidade de adaptação. Para a arquiteta Daniela Manosso Bampi, além da organização financeira, é fundamental o reconhecimento dos desejos envolvidos no projeto e as transformações que podem ocorrer pelo caminho. Agregando informações que vão além da técnica, ela divide a experiência, que pode ser levada para outros empreendimentos no foco deste ano que se inicia. Confira:
Há 10 anos, meu marido e eu decidimos que queríamos construir nossa casa. Eu recém havia me formado em arquitetura, nós ainda nem éramos casados e nossas opiniões sobre ter ou não uma casa ainda eram muito diversas. Não tínhamos dinheiro e nem pressa, então resolvemos comprar um terreno. Na época, por ser arquiteta, eu achei que tinha avaliado todas as variáveis, relacionadas ao que queríamos. Mas em 10 anos, muita coisa acontece, certo? E não somente o amadurecimento pessoal, mas a cidade se transforma. No ano passado, nos organizamos financeiramente e traçamos a meta de iniciar as obras ainda em 2022. Aí veio a primeira virada! Com o projeto iniciado, começamos a repensar o lugar. Que tal outro terreno? Outra configuração? Foi o que decidimos fazer. Depois de muito estudo e conversa, deslocamos o nosso “para sempre” e tivemos um primeiro impacto no orçamento. Nesse ponto, percebi que quando estamos abastecidos de informações, mudamos de opinião com mais segurança.
Por fim, definimos que a construção seria em Light Steel Frame, sistema com o qual trabalho há 10 anos, com as vantagens de ser rápido (até 70% de redução do tempo) e facilitar a organização dos cronogramas físico e financeiro. A montagem da estrutura da casa começou em setembro e nossa programação para finalização é abril deste ano. Agora, você talvez me pergunte: a casa está saindo exatamente do jeito que você queria e planejou financeiramente? Sim, está. Talvez eu pudesse ter outras coisas mais, afinal, um orçamento planejado não significa aporte infinito, mas isso não torna a construção menos ou mais importante. O importante é estarmos seguros das nossas decisões.
Aprendizados
- Dar um grau de importância para cada etapa da obra ajuda muito a definir o que é realmente uma necessidade;
- O orçamento precisa estar organizado, mas é natural que imprevistos aconteçam. Se você não está preparado para isso, provavelmente não está pronto para construir uma casa;
- Mudanças fazem parte, e podemos estar abertos a elas, mas conscientes de que essas mudanças impactam no orçamento;
- Confiar em profissionais mais preparados em certas áreas ajuda a focar no que realmente você é bom e precisa dar atenção;
- Construir uma casa, assim como na vida, não é sobre o que é conveniente, é se envolver.