Em uma palestra na Escola de Belas Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o poeta, escritor e crítico de arte, Ferreira Gullar trouxe à luz da cena uma palavra que julga ser essencial quando o espectador se confronta diante de uma obra. Disse ele, em 2008: "Uma arte que copia a realidade não tem transcendência. Ou ela vira um capricho artesanal ou é simplesmente algo que imita o banal da vida". E prosseguiu: "A vida é inventada e o artista é inventor da vida".
Se a vida é inventada, como defende o poeta, se o artista é — dito de outra forma —, o criador da vida, talvez resida aí mesmo uma justa e fina relação com o sentido da existência do Salão do Campus 8. Criado pelo Curso de Artes Visuais da UCS, em 2007, nasceu com o propósito de reafirmar a importância e tradição das artes visuais em Caxias do Sul. E nesse espaço de tempo em que lá se vão 15 anos, as curadoras e também professoras da UCS, Mara Galvani e Silvana Boone, reuniram em uma exposição coletiva, que abre nesta quarta-feira (25), às 19h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, 21 artistas da região.
Integram a mostra, artistas que foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares no Salão do Campus 8 nas 15 edições, realizadas entre 2007 e 2022. O título da exposição é sugestivo Incubadora Artística: 15 Anos do Salão do Campus 8. Na visão das curadoras, busca traduzir o que o Salão representa, como parte de um processo educativo. "Na área da saúde, o termo 'incubadora' está associado a uma pequena câmara oxigenada que abriga recém-nascidos que exigem cuidados particulares e essa definição parece muito próxima da arte", diz o texto assinado por elas.
Além disso, as curadoras explicam que "incubar pode significar (ou ressignificar) a atenção dada à criatividade, ao conhecimento, aos sonhos, aos pensamentos, às emoções, sobretudo, o cuidado em manter viva a essência criadora da vida". Dessa forma, se o Salão é essa espécie de "câmara oxigenada", ao respirar sozinhos, longe do espaço que foi usado para lhes dar o suporte necessário, os artistas agora estão preparados para criar seus caminhos no campo das artes.
E nessa estranha sintonia da vida, por meio da arte, ou vice versa, o poeta Ferreira Gullar, dialoga com o filósofo Friedrich Nietzsche, que defendia: "Temos a arte para não morrer ou enlouquecer perante a verdade. Somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida". E que assim seja, amém. Longa vida ao Salão do Campus 8!
Programe-se
- O quê: Exposição "Incubadora Artística: 15 anos Salão Campus 8", com curadoria de Mara Galvani e Silvana Boone.
- Quando: Abertura nesta quarta-feira (25), às 19h. Visitações até o dia 25 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 10h às 16h.
- Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Caxias).
- Quanto: Entrada franca.
Participam da exposição
Adriano Oliveski, Allef, Alessandra Bremm, Aline Chaves, Bruno Eder, Carol Preussler, Daiane Fracaro, Gabriela Picancio, Gelson Soares, João Rates, Josias Silveira, Luana Lemos, Luíse Lorenz, Margarida H. B., Mariana L. V., Marina Rombaldi, Maurício Morandi, Natiele Oliveira, Nicole Martinato, Patrícia Baretta e Thiago Quadros.