Resultado da soma de seus algarismos, o número sete rege o ano que se inicia. No tarô, o sete é o arquétipo O Carro ou A Carruagem, o que sugere que as condições estão reunidas para colocar a vida em movimento e partir em busca das conquistas. Símbolo de novos começos e também de introspecção e evolução espiritual, o sete aponta, ainda, para a abertura a ideias que transformam a rotina. Quer começar? Inspire-se nos sete verbos que listamos a seguir.
1 DESACELERAR
Permita-se apenas contemplar a natureza ou trocar por algumas horas as telas pelas páginas de um livro. Um ícone da brasilidade, a rede é um sinônimo de relaxamento que não se restringe às moradias de veraneio. Apesar de ser de fácil instalação, é essencial conferir a estrutura da parede ou alicerce que receberá os ganchos, para que o peso seja suportado. Recomenda-se paredes de concreto, tijolos ou madeira maciça, que oferecem mais segurança.
2 RECICLAR
Não é só a clássica tonalidade índigo. O vaso Marajoara que, nesta foto, aparece ao lado de um recipiente contendo fibras de tecido, faz parte da coleção Made by Jeans, da Vasart. A empresa aposta na economia circular agregando peças de jeans no final de sua vida útil ao polietileno. O bacana é que o conceito prevalece: o vaso descartado futuramente poderá ser um novo vaso.
3 CULTIVAR
Na cozinha assinada pela arquiteta e especialista na criação de ambientes saudáveis Tânia Fróes, é possível observar uma mini-horta instalada no parapeito da janela que ilumina o ambiente. Excelente pedida para quem está começando a se aventurar pelo cultivo das plantas, a produção de ervas aromáticas não requer grandes espaços e é capaz de fazer diferença, tanto no sabor dos pratos quanto na saúde e no humor.
4 CULTUAR
País de dimensões continentais, o Brasil tem nas manifestações religiosas parte importante de sua força e diversidade. É nesse manancial cultural que a linha especial de ladrilhos hidráulicos Orixás, da Adamá, se inspira. Consideradas obras de arte, as peças levam em seu design símbolos de Umbanda, grafite de rua em Salvador, orixás do Candomblé e traços de artistas como Djanira da Mota e Silva, Rubem Valentim e Josafá Neves. O criador da marca é o arquiteto Edan Shoher, israelense apaixonado pelo Brasil.
5 SIMPLIFICAR
Investir em segurança aliada à tecnologia agrega mais praticidade ao cotidiano, especialmente nestes tempos em que os imóveis estão mais versáteis, seja para receber a ajuda de um cuidador para os animais de estimação nos momentos de viagem ou um novo hóspede que fechou a locação por aplicativo. A Soprano desenvolveu a fechadura digital de embutir FEB 505. O produto é 5 em 1: permite biometria por impressão digital, uso de senha numérica, cartão TAG, chave mecânica e, ainda, criação de chaves temporárias por aplicativo.
6 DIVERTIR
Pensado para as crianças, o cabideiro Tripé, design de Bárbara da Silva Pinto, permite a organização de ambientes de maneira lúdica, uma vez que vira uma tenda infantil. O móvel, que está entre os premiados do Salão Design, utiliza impressão 3D nos componentes. Em 2023, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), chega à 25ª edição. Inscrições no site salaodesign.com.br, a partir de 7 de fevereiro.
7 RESSIGNIFICAR
Agregar novas funções a móveis e objetos antigos é uma forma de manter as memórias afetivas por perto sem pesar na decoração dos ambientes contemporâneos. Um exemplo de ressignificação no uso é esta mesa de marceneiro, adquirida em um antiquário mineiro, que agora compõe o hall de uma residência com a função de aparador.