A necessidade de hábitos mais saudáveis e de uma rotina com a esperada "melhor qualidade de vida" fizeram a busca por esportes, opções de alimentação e dietas mais positivas crescerem consideravelmente nos últimos anos. No entanto, as cobranças exageradas por resultados tiram de muitas pessoas a motivação e o prazer que esse novo estilo de vida pode propiciar. Na tentativa de desmistificar essa mudança por meio da alteração de rotinas, o médico do esporte Paulo Muzy, especializado em traumatologia e ortopedia, vem conquistando seguidores nas redes sociais — mais de 6,5 milhões em seu perfil no Instragam — com uma fala direta e simplificada de como a transformação está mais ligada a hábitos do que a esforços demasiados.
Muzy é um dos palestrantes da primeira edição do Serra Wellness - A ciência aplicada ao bem-estar, que ocorre neste sábado (15) no UCS Teatro, em Caxias do Sul, e que pretende ampliar o debate e o conhecimento sobre bem-estar e qualidade de vida, com temas como emagrecimento, estratégias de ganho muscular, melhoria de desempenho, saúde mental, estratégias de otimização de sono reparador e o uso consciente de suplementos alimentares. O evento também contará com a presenta da nutricionista Roberta Carbonari, esposa de Muzy, e da médica caxiense Natália D'Arrigo.
Dentro dos pontos que o médico paulista trata em suas lives e palestras, está a forma como o ambiente interfere diretamente na alteração dos hábitos, incluindo as mudanças nos comportamentos sociais dos dias atuais:
— Ninguém pensa no esporte como algo a ser feito. A maioria das pessoas ainda pensa em algo que é compulsório, desagradável e que desejam que seja feito no limite da necessidade. Contudo, vemos uma mudança no comportamento das pessoas a medida que as academias têm se tornado espaços de convivência social em cidades grandes, que não possuem praias ou que a falta de praticidade, conforto ou mesmo da sensação de segurança, tenha afastado as pessoas de vias e praças.
Na avaliação de Muzy, esse primeiro impacto social propicia um ambiente para que a evolução seja agregada ao cotidiano, e não imposta.
— O ambiente começa a modelar a opinião e percepção das pessoas, fazendo que elas sejam influenciadas a buscarem performance de uma forma que impactará positivamente em seus hábitos e, por conseguinte, em sua saúde. Logo, a busca pelo esporte é um fenômeno social e psíquico da ação do ambiente sobre o indivíduo, onde há um impulsionamento importante a partir da presença de pelo menos um amigo que tenha uma relação positiva com a prática de exercícios físicos — analisa.
Com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, o sucesso de Muzy nas redes sociais está diretamente ligado à forma da comunicação sobre temas que interferem na saúde de todas as pessoas, não apenas atletas e profissionais da área. E esse é um dos focos da palestra do médico em Caxias do Sul.
— Queremos abordar questões que permeiam os meios sociais como tabus e mitos, bem como fornecer informações simples e diretas que possam servir como fonte de mudança para pessoas que desejam buscar a identidade pela qual se reconhecem, seja pela forma que uma pessoa quer, com menos gordura ou mais músculos. Ou seja, pela capacidade física, como um tio ou um avô que quer estar mais próximo a seus sobrinhos e netos em suas brincadeiras — conclui.
PROGRAME-SE
- O que: 1º Serra Wellness _ A ciência aplicada ao bem-estar.
- Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130), em Caxias.
- Quando: neste sábado (15), a partir das 9h (abertura do teatro às 7h30min).
- Quanto: a partir de R$ 250, à venda no site Minha Entrada. Há taxas.