Um menino caxiense é o novo colega de escola da Mônica, do Cebolinha, da Magali e do Cascão. Bernardo Hoffman, ou apenas Bernardo, na história criada por Mauricio de Sousa, protagoniza o livro "Nosso Amigo Com Nanismo", que será lançado nesta terça-feira pela editora caxiense Culturama, licenciada da Turma da Mônica desde 2017.
Nascido com acondroplasia, que é a forma mais comum do nanismo, Bernardo é filho do casal de proprietários da editora, Fábio e Flávia Hoffmann. Flávia conta que o casal apresentou o projeto para a Mauricio de Sousa Produções, e a ideia foi prontamente acolhida pelo cartunista, que recentemente esteve na Serra para a inauguração da Vila da Mônica, parque temático em Gramado.
- A Turma da Mônica sempre trabalhou muito a inclusão, com vários personagens com deficiência, e nós sentíamos falta de alguém com nanismo. Sempre acreditamos que um personagem com nanismo na Turma poderia fazer a diferença para as crianças, por ser uma forma de aproximar as pessoas através de uma linguagem lúdica e acessível, aproveitando o fato de hoje as crianças também disseminarem muitas informações - comenta a mãe.
A história se passa no primeiro dia de aula na Escola Limoeiro, onde a turma depara com o menino de estatura mais baixa que os outros, e questiona por que ele é tão baixinho. Bernardo então explica sobre a sua doença e sobre as dificuldades que as pessoas com nanismo enfrentam na sociedade, a começar pelo preconceito. Flávia considera que o livro pode ajudar não apenas crianças com nanismo a se sentirem mais representadas, mas também a dar um entendimento melhor sobre a doença também para o público adulto:
_ O nanismo é uma doença rara, e muitas pessoas não conhecem as características, não sabem que é uma síndrome genética. Acho que o livro, que é o ponto de partida para o personagem Bernardo, é uma maneira de criar uma ponte entre as pessoas, e por isso é tão importante.
"Nosso Amigo Com Nanismo" tem 32 páginas ilustradas, no formato 20cm x 27cm, e preço médio de R$ 39,90. O lançamento no dia 25 de outubro não é por acaso. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo, estabelecido em 2017 pela Lei 13.472.
SOBRE O NANISMO
O nanismo é uma doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população. As características mais comuns são a baixa estatura, pernas e braços pequenos e desproporcionais ao tamanho da cabeça e ao comprimento do tronco. O encurtamento ocorre principalmente na parte superior dos braços e nas coxas. Um indivíduo com nanismo alcança uma estatura entre os 70cm e 1m40cm, dependendo da condição que o afeta.
A falta de acessibilidade nos meios de transportes, prédios, banheiros públicos, etc. é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esse grupo de pessoas. Além disso, a discriminação social torna-se um obstáculo para questões como o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.