Além de encantar os olhos com a beleza de dezenas de obras de arte de diferentes linguagens, a exposição Amarp Retrô 2020 e 2021, que inaugura nesta sexta-feira, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, irá cumprir dois objetivos importantes e de longo prazo da Unidade de Artes Visuais (UAV).
O primeiro é dar mais visibilidade ao acervo composto por obras doadas por artistas, em sua maioria caxienses. A intenção, segundo a coordenadora da UAV, Mona Carvalho, é que a cada ano seja feita uma exposição com as obras doadas no ano anterior, sendo que a deste ano reúne as de 2020 e 2021 por conta da pandemia, período em que houve menos doações para o acervo.
O público poderá conferir trabalhos em diferentes gêneros e linguagens, de artistas como Frei Celso Bordignon, Christian de Lima, Mauro Bettiol, Tere Finger, Verlu Macke, Victor Hugo Porto e Vitor Senger, entre outros. Além das obras, serão expostos três livros: Bez Batti – Dialogando com Picasso, e dois de Vera Zattera, Seu Valter -Humanidade e Sucesso e 10.000 Anos de Arte Têxtil.
– É uma iniciativa que vai colocar na roda os trabalhos doados pelos artistas, como uma forma de valorização mútua, estimulando que os doadores façam seleções importantes, sabendo que sua doação ficará na história da cidade, através do acervo – destaca Mona Carvalho.
O segundo objetivo é ampliar a acessibilidade do acervo, que passará a ter como regra algumas medidas como reprodução das obras em 3D da maneira mais fiel possível, audiodescrição e vídeos legendados. A norma será válida para qualquer exposição futura que envolva obras do acervo do Amarp.
– É só o início de um projeto de acessibilidade bem longo, que estamos desenvolvendo em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade (órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social).Também por isso a gente considera uma exposição súper importante – acrescenta Mona.
A exposição poderá ser conferida até o dia 6 de novembro. Também é possível conferir virtualmente, pela plataforma UAV Digital.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição Amarp Retrô 2020-2021, com obras de diversos artistas
Quando: até o dia 6 de novembro. Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás.
Quanto: visitação gratuita