Quatro décadas se passaram desde a inauguração, em 23 de outubro de 1982, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, espaço que abriga no coração de Caxias do Sul importantes palcos para as diferentes formas de arte, além de encontros e debates. A data será celebrada com uma programação especial a partir desta terça-feira, que terá como carro-chefe, de sexta a domingo, o espetáculo Cia Municipal de Dança e Orquestra Municipal de Sopros Convidam Nei Lisboa, no Teatro Municipal Pedro Parenti.
Serão quatro apresentações que irão permitir ao público caxiense desfrutar gratuitamente do talento de Nei e da competência da orquestra regida pelo maestro Gilberto Salvagni e do grupo de dança contemporânea comandado por Paula Giusto. No repertório estarão pérolas da carreira de Nei, como Por Aí, A Verdade Não Me Ilude, Pra Te Lembrar, Relógios de Sol, entre outras.
– Nei Lisboa é um dos cantores e compositores de canção popular que está entre os mais importantes do Rio Grande do Sul, e é muito merecido que a sua música tenha esse reconhecimento coincidido com uma ocasião tão especial, que é o aniversário da nossa Casa da Cultura – comenta Salvagni.
Até o fim de semana, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) preparou uma série de atividades gratuitas, a maioria delas em uma estrutura que será montada na calçada em frente à Casa da Cultura, na Rua Dr. Montaury. Cada dia será dedicado a um segmento artístico – dança, teatro, música e artes visuais – com performances de expoentes locais.
– Mais do que um aniversário, celebramos a história de todos que passaram pela Casa da Cultura ao longo dos anos. Celebramos o entrelaçamento de vidas por meio da arte e o potencial que a cultura tem de resistir aos tempos e aos cenários mais adversos, cumprindo papel fundamental na criação da identidade de uma sociedade e no seu desenvolvimento humano. São 40 anos de um espaço público, democrático e pulsante – destaca a diretora da Casa da Cultura, Natália Bianchi.
NA GALERIA
Quem for à Casa da Cultura ainda poderá conferir, na Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim, a exposição 100 RITRATTI, da artista plástica Graça Craidy. A coletânea apresenta retratos de personalidades do mundo das artes, nos quais a ijuiense radicada em Porto Alegre faz uso de diversas técnicas de pintura e desenho. Entre os retratados estão o escultor bento-gonçalvense Bez Batti e o próprio filósofo Gerd Bornheim. A exposição pode ser conferida até o dia 29 deste mês.
PROGRAME-SE
O quê: Semana comemorativa pelos 40 anos da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
Quando: até domingo, a partir das 17h
Onde: calçada em frente à Casa da Cultura e Teatro Municipal Pedro Parenti
Quanto: entrada gratuita (para os concertos no teatro é preciso a retirada antecipada de ingressos)
PROGRAMAÇÃO
Terça da Dança, das 17h às 19h
Com Jéssica Viganó, Rakaça Templo de Danças, Quarta Parede, Projeto Impulso e outros
Quarta do Teatro, das 17h às 19h
Performances com Circus Magic Show, Favelecos (bonecos) e A Gangorra
Quinta da Música, das 17h às 19h
Beto e Suas Máquinas, Quarteto de Sopros e Alberto Gonzalez (bandoneon)
Sexta das Artes Visuais, das 17h às 19h
Intervenções artísticas com Leo Mathias e Christian de Lima, com participação de Dj Serj Beats
Sábado, 19h (no Largo do Café da Velha)
Dan Ferretti
Sexta, 19h, sábado, 20h e domingo, 17h e 20h (no Teatro Municipal Pedro Parenti)
Cia Municipal de Dança e Orquestra Municipal de Sopros convidam Nei Lisboa