De volta ao seu espaço tradicional no calendário cultural caxiense, a Feira do Livro inicia nesta sexta-feira a sua 38ª edição, com o tema "Tudo é Leitura". Até o dia 16 de outubro, a Praça Dante Alighieri será palco para bancas de livros novos, usados e os concorridos saldos com descontos ainda mais generosos, mais de 300 atividades culturais, além de muita troca de experiência entre autores e leitores.
Patrona da 38ª Feira, Maya Falks comenta que o evento literário teve papel fundamental na sua formação como leitora e, posteriormente, como escritora. A expectativa enquanto protagonista, ao lado do Amigo do Livro, Décio Bombassaro, é de que mais pessoas possam se beneficiar das oportunidades oferecidas pela Feira.
– Para mim a Feira sempre foi um espaço de encontros e de novas amizades, de ampliação de ideias, de conhecer livros que sozinha eu talvez não tivesse conhecido. Como escritora só sou hoje patrona porque fui frequentadora por 37 anos. A leitura me trouxe isso. Quem sabe seja uma porta de entrada para pessoas que queiram começar a escrever, que ela possa revelar novos talentos – diz a patrona.
Ao todo serão 18 bancas de livros, número bem menor do que nas edições mais robustas, porém suficiente para garantir uma boa diversidade de títulos aos leitores. Maya ressalta que o momento ainda é de tentativa de retomada:
– Ainda é um momento econômico delicado, de saída de uma pandemia, e que não permite fazer a maior Feira de todos os tempos. Mas é importante que sejam plantadas sementes para o crescimento voltar a ocorrer de forma gradual, também como forma de premiar as pessoas que estão nos bastidores e fazem um esforço imenso para que o evento aconteça.
Durante os 17 dias de evento, irão passar pela Feira nomes consagrados da literatura nacional, como Aline Bei, Leticia Wierchowski, Martha Medeiros, Natalia Borges Polesso, entre outros. Os apaixonados por literatura poderão conferir e participar de bate-papos, oficinas, palestras e saraus, além de shows musicais diários. A secretária municipal de Cultura, Aline Zilli, compartilha do entusiasmo com a Feira, ressaltando a importância do evento ocupar o coração da cidade:
– A Feira é o momento em que a gente coloca o livro e a cultura no caminho das pessoas que passam pela nossa praça. Essa é uma das grandes funções do evento, a de aproximar as pessoas da literatura, de pegar um exemplar na mão, de sentir uma atração pela capa. E a Praça Dante é esse lugar acessível, democrático e de referência, como a literatura deve ser para todos nós.
Após a solenidade oficial de abertura, o Palco da Feira terá como atração o Clube do Blues da Serra Gaúcha, comandado por Marcos Petta no baixo, Pedro Strasser na bateria e Mágico Richard. Como convidados especiais, o Clube recebe o gaitista Ale Ravanello e o guitarrista Nicola Spolidoro, ambos de Porto Alegre.
A programação completa da 38ª Feira do Livro de Caxias estará em reportagem especial sobre o evento no caderno Almanaque, encartado na edição do final de semana do Pioneiro.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
Quando: de hoje até 16 de outubro. As bancas abrem das 10h às 19h de segunda a sábado, e das 12h às 19h aos domingos.
Onde: Praça Dante Alighieri e Casa da Cultura.
Quanto: visitação gratuita.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA
18h30min: solenidade de abertura da 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
Local: Palco da Feira do Livro
19h: Show de abertura com o Clube do Blues da Serra Gaúcha e convidados.
Local: Palco da Feira do Livro
19h30min: abertura da Exposição “100 Ritratti” de Graça Craidy.
Local: Galeria de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura).