Ao longo de quatro décadas dedicadas às artes plásticas, Graça Craidy levou seu trabalho a diversos lugares do mundo e a galerias renomadas Brasil afora, mas ainda faltava inaugurar uma exposição individual em Caxias do Sul. Honrada com o convite para ‘debutar” na cidade, a ijuiense radicada em Porto Alegre produziu como presente simbólico para a cidade um retrato de Gerd Bornheim (1929-2002), intelectual que dá nome à Galeria Municipal de Artes, instalada na Casa da Cultura. Não por acaso, é onde estará instalada, a partir de sexta-feira, 19h, a mostra 100 RITRATTI.
– O retrato do Gerd foi criado especialmente para Caxias, como uma homenagem carinhosa em retribuição a esse convite lindo feito pela organização da Feira do Livro. Estive na cidade outras vezes como curadora ou participando de mostras coletivas, mas essa é a primeira vez que vou com uma exposição minha – comenta a artista, que atualmente também está em cartaz na Galeria Mario Quintana e na Estação Mercado do Trensurb, em Porto Alegre, e também no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, dentro da mostra feminista “Fora das Sombras”.
Como o nome em italiano sugere, 100 RITRATTI consiste em uma centena de retratos produzidos pela artista, que faz uso de diferentes técnicas de pintura e desenho, como tinta a óleo, acrílica, aquarela, carvão, nanquim, guache, grafite e digital. Graça traz a Caxias rostos conhecidos da cultura pop, como os roqueiros Tom Waits e Amy Winehouse; divas do jazz e do blues, como Billie Holiday e Nina Simone; músicos brasileiros, como João Bosco, Dorival Caymmi e Gilberto Gil; escritores, como Franz Kafka, Guimarães Rosa e Conceição Evaristo; além de cineastas, filósofos e intelectuais contemporâneos e do passado, brasileiros e estrangeiros. Outra figura que construiu sua trajetória na Serra, o escultor Bez Batti, também é retratado.
– Sempre fui apaixonada por retratos, e ao longo da vida, ao mesmo tempo em que fui experimentando e variando as técnicas de pintura, fui me encantando com o trabalho de diferentes artistas, que se tornaram meus ídolos e que serviram de inspiração para o meu trabalho. Também tenho uma produção bastante voltada para a causa feminista, e parte da mostra é dedicada a mulheres marcantes – comenta Graça.
Além de 80 personalidades que o público facilmente irá reconhecer, a artista ainda traz retratos produzidos em outras duas séries, de diferentes momentos de sua carreira: “Velhos, Profissão Solidão”, em que traz à tona personagens idosos nas janelas de suas casas ou apartamentos, e “Família Allegretti”, que homenageia seus bisavós italianos que migraram para o Brasil. Os tamanhos das obras variam entre 21cm x 14cm a 160cm x 100cm.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição 100 RITRATTI, de Graça Craidy
Quando: Visitação até 29 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 10h às 16h
* nos dias 1 e 2 de outubro a galeria estará fechada para visitação, por conta das eleições
Onde: Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita