Um encontro entre três pátrias. É assim que o diretor comercial d'Os Gaudérios, Marcelo Menezes, define o espetáculo que irá abrir as comemorações pelos 45 anos de um dos mais tradicionais grupos de projeção folclórica de Caxias do Sul, na quinta-feira. Isso porque serão apresentadas, no palco do Teatro Pedro Parenti, coreografias que remetem ao folclore argentino e uruguaio, contemplando ainda ritmos e danças gauchescas.
Além da habilidade, da precisão e da criatividade dos 25 bailarinos e músicos que irão apresentar números de chacarera, zambas, tangos e chamamés, com direito a convidados especiais, o espetáculo promete ser marcado também pela emoção. O grupo preparou uma homenagem a Elvis Leite, que foi integrante e um dos coordenadores do grupo ao longo de 27 anos. Elvis faleceu em 2017, aos 46 anos, vítima de infarto. Mas por ter passado a maior parte da vida como um Gaudério, para os colegas deixou um legado que motiva o grupo a seguir em frente.
_ Iremos revisitar algumas das coreografias que o Elvis trouxe para o grupo em suas pesquisas e nas referências que buscou. Será um agradecimento a tudo o que ele fez pelos Gaudérios, onde teremos a alegria de contar com a presença de familiares dele, que também terão a oportunidade de reviver muito daquilo que ele fazia com muito amor_ diz Marcelo Menezes.
Marcelo comenta que o grupo teve dificuldades em reunir forças após a perda de um dos seus integrantes mais ativos. No meio do caminho rumo à retomada, a pandemia também forçou a interrupção dos trabalhos. A partir da celebração dos 45 anos, a expectativa é dos Gaudérios é continuar escrevendo a história. Não mais como residentes em uma sede específica _ por 25 anos, até 2010, o grupo recepcionou o público no restaurante Gianella _ mas percorrendo eventos que celebram a cultura gaúcha pelo Brasil.
_ Estamos recebendo um apoio muito grande, especialmente de agências produtoras de evento, o que nos garante que, já a partir de setembro, vamos participar de feiras e festivais importantes _ comemora o coordenador comercial.
Após a estreia em Caxias, o espetáculo em homenagem a Elvis Leite será apresentado também em São Marcos, no sábado. Será no CTG Porteira da Serra, às 20h. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos a R$ 20, pelo telefone (54) 98406 1602.
QUEM FOI
Elvis Leite nasceu em Caxias do Sul, mas se considerava um são-marquense, pelas origens familiares. Pai de duas meninas, Luiza e Manuela, era graduado em Análise e Desenvolvimento de Software e trabalhou por anos como gerente de sistemas do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Caxias do Sul.
Foi proprietário do Milonga Casa Gaúcha, uma casa temática localizada nos pavilhões da Festa da Uva, que oferecia degustação de culinária campeira e promovia encontro de amigos, em especial durante as edições da Festa da Uva de 2014 e 2016.
Apaixonado pelo folclore dos países fronteiriços, foi um pesquisador dedicado, em especial da música e das danças típicas, que levava para Os Gaudérios _ do qual foi um dos coordenadores. Em 2013 foi o idealizador do espetáculo "Ruta Del Folklore", último trabalho de destaque apresentado pelo grupo.
PROGRAME-SE
O quê: espetáculo Os Gaudérios 45 Anos - Homenagem a Elvis Leite
Quando: 04 de agosto, 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul.
Quanto: R$ 40,00, à venda na bilheteria da Casa da Cultura e na Ótica Lauro (Júlio de Castilhos, 2369).