Tininha é uma menina como qualquer outra da sua idade, que gosta de brincar e interagir com outras crianças. Porém, muito cedo na vida, ela tem de lidar com uma realidade de discriminação, que ela nunca chega a descobrir o motivo: seria por ser menina? Seria por ser negra? Por ser menor que as outras crianças? Ou seria por não ter o celular mais moderno? Entender por que a menina não é aceita nos grupos onde tenta se inserir é um jogo que o escritor Elvio Gonçalves propõe ao leitor em Profe Tininha, obra de literatura infantil que será lançada nesta quinta-feira, às 19h, no Zarabatana Café, em Caxias do Sul.
– O livro não fala em racismo, machismo ou outras formas de preconceito, como de classe social ou etarismo. Fala em discriminação deixando questões abertas, deixando que o leitor tire suas conclusões. É uma história de uma menina que experimenta uma sensação de pertencimento ao contrário: ela não se encaixa em lugar algum - comenta o autor, que também é publicitário.
Nas 52 páginas do livro, Elvio traz questões sobre a importância da leitura na infância, como uma maneira de expandir a imaginação e de transportar a criança para realidades diferentes daquela que experimenta no cotidiano; da possibilidade de pessoas aparentemente diferentes conviverem e também de empoderamento feminino. Tudo isso pelo olhar da menina que sonha em ser professora e astronauta, e que tem como melhor amigo um gato roxo, o Berinjela.
– Há estudos que mostram que, quando uma criança está numa situação de sofrimento, ela costuma fantasiar que está em outro lugar. É um jeito delas se transportarem para um lugar imaginário e evitar aquela angústia. A Tininha passa por isso, ao mesmo tempo em que a entrada de novos personagens na história irão ajudar ela a se conhecer melhor e a se encontrar. Para escrever esse livro fiz muitas consultas a profissionais da pedagogia e a pesquisadores de literatura afro-brasileira. Acho que quando a gente escreve para o público infantil, tem uma responsabilidade muito maior – avalia o autor, que semanalmente assina as tirinhas da personagem Celeste, a Ovelha Azul, no caderno Almanaque (em parceria com o ilustrador Ernani Carraro).
Quarto livro físico do alegretense radicado em Caxias do Sul, “Profe Tininha” traz uma parceria inédita do autor com Fredy Varela, que assina as ilustrações. Mais do que apenas ilustrar, os traços de Fredy ajudam a construir o sentido da narrativa para o leitor, segundo explica Elvio:
– É um livro muito colorido, mas que em certo ponto passa a ser em preto e branco, até a protagonista quase sumir nas páginas, de acordo com o seu estado de ânimo. Quando voltam as cores, são em formas de borboletas que a conduzem a um voo como o do Pequeno Príncipe, que voa com a ajuda de pássaros.
O livro pode ser adquirido no lançamento, que terá sessão de autógrafos, e também nas livrarias Do Arco da Velha e Rossi, em Caxias do Sul. Também está à venda na internet, pelo site da editora Sulina.
PROGRAME-SE
O quê: lançamento do livro "Profe Tininha" (editora Sulina, 52 páginas), de Elvio Gonçalves, com ilustrações de Fredy Varela
Quando: quinta-feira (11) às 19h
Onde: Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: o livro estará à venda por R$ 55