Mais de duas mil pessoas visitaram a primeira edição caxiense do Anime Buzz, feira voltada para o entretenimento pop, em especial o universo dos games, das animações japonesas e do cinema. Desde crianças até adultos, o público entrou no clima e coloriu o Sesc de Caxias do Sul com fantasias de seus personagens favoritos, desde o clássico Super Mário até a recente série de sucesso Peaky Blinders, da Netflix. Mas é claro que não faltaram os heróis de League of Legends, Warcraft e Naruto, só para citar alguns ícones da cultura geek.
Entre os destaques da programação, que ocorreu no sábado e no domingo, esteve o concurso de cosplay (em que é eleita a melhor fantasia) e de cospobre (sátira do cosplay, normalmente com materiais bem baratos ou até de descarte). Quem levou a melhor no concurso de cospobre foi o Nicholas Young, que veio de Novo Hamburgo para curtir o evento. Ele utilizou um saco de lixo preto para fazer a fantasia do fantasmagórico Kaonashi, personagem do filme de animação "A viagem de Chihiro" (2003). No Co
- Nunca pensei que um saco de lixo fosse ser tão útil - brincou o vencedor, com a medalha no peito.
Outro destaque foi o estande de hidromel, considerada a bebida oficial do mundo geek, pelas inúmeras referências em seriados e filmes de temática medieval. Para oferecer uma variação mais próxima do universo dos animes, o empreendedor Felipe Nogueira, da hidromelaria Norseman, de Novo Hamburgo, criou o saquê com hidromel, em versão não alcoólica.
- O hidromel aparece em Game of Thrones, em Senhor dos Anéis, Harry Potter, e é claro que faz muito sucesso entre os fãs. Participamos de diversas feiras medievais, e para eventos como esse, que têm uma proximidade maior com a cultura japonesa. a gente criou uma bebida que traz o sabor do saquê e que não é alcoólica, permitindo que a criançada experimente e também entre no clima - destaca.
Além do desfile, a quadra esportiva também serviu para a batalha de coreografias de k-pop (o pop coreano) e outras apresentações musicais. Outros espaços do Sesc também foram utilizados para exibições de filmes e disputas de cards, além de praça de alimentação. Entre os diversos ambientes, artistas aproveitaram para expor seu talento, como o ilustrador caxiense Josias Silveira, que levou os últimos gibis que produziu e também alguns desenhos avulsos.
- A gente estava precisando de eventos que trouxessem o público de volta para o presencial.Tem muito jovem em Caxias e na região que curte essa ideia, mas que até então precisava sair da cidade para ir a eventos como o Gibizeira e a ComicCon, que ocorrem em Porto Alegre, e agora tem a chance de participar de algo grande na própria cidade. Todo mundo ganha com isso - comenta o artista e professor de Artes.
O agente de lazer do Sesc Caxias do Sul, Cassiano Somensi, projeta edições ainda maiores para o futuro, renovando a parceria da entidade com a Ninja Produtora, responsável pelo Anime Buzz:
- Fizemos edição piloto e já atingimos o limite que este espaço comporta. O potencial para crescer é enorme.