O Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, irá se transformar numa grande sala de cinema neste domingo. É verdade que as películas só irão passar na imaginação do público, mas isso vai ficar bem mais fácil com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul executando as trilhas sonoras do concerto Temas de Cinema, sob a regência do maestro Gilberto Salvagni.
O repertório escolhido contempla clássicos de diferentes décadas da indústria cinematográfica, abrangendo também um público de diferentes faixas etárias. De épocas mais remotas a orquestra traz a Trilogia dos Dólares, faroeste dirigido por Sergio Leone e estrelado nos anos 1960 por Clint Eastwood,com trilha assinada por Ennio Morricone. Dos anos 1970 e 1980, duas sagas consagradas: Star Wars e Indiana Jones, ambas com trilhas de John Williams. Dos anos 1990, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros. Até chegar a franquias que marcaram época já neste século, como O Senhor dos Anéis, Piratas do Caribe e o fenômeno Harry Potter.
– Concertos de trilhas sonoras já são uma tradição, não apenas na nossa orquestra. Gosto muito de trazer esse repertório porque a trilha é um momento em que o compositor consegue ir além da sala de concerto. Grandes compositores conseguem levar sua música a muito mais pessoas através do cinema. Para esse concerto pegamos algumas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema, que, ao mesmo tempo, pertencem a filmes muito conhecidos. E são músicas muito boas, acima de tudo. É um programa de peso – destaca Salvagni.
Tão logo foi anunciado nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura, a procura por ingressos foi intensa. As entradas se esgotaram em menos de três dias, o que motivou a abertura de uma sessão extra (a das 16h).
– Para nós que estamos do lado de cá, num esforço constante na direção de aproximar a orquestra ainda mais da comunidade, é uma alegria muito grande ver essa relação ficar cada vez mais estreita, especialmente após o período de afastamento que dois anos de pandemia impuseram a todos nós – comenta o regente.
Ao contrário da maioria das apresentações recentes, Temas de Cinema não traz solistas convidados. Salvagni comenta que essa particularidade tem algo de intencional, a fim de estimular um contato mais próximo do público com a música orquestral:
– É uma ideia de estimular o público a ter uma experiência de simplesmente escutar uma orquestra tocando. Um convidado normalmente traz um apelo, às vezes por ser mais conhecido, e nisso a gente se provoca: será que a orquestra dá conta de manter o público interessado durante todo um concerto? É um desafio, mas que se torna mais fácil quando apresentamos um repertório de músicas conhecidas, como o deste domingo.
Programe-se
O quê: Concerto “Temas de Cinema”, da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul
Quando: domingo, às 16h e 18h (esgotado)
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1.333)
Quanto: entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria da Casa da Cultura (pede-se a doação de um quilo de alimento)