Nesta segunda-feira (25) é dia de celebrar o Dia Mundial da Cultura e da Paz. A data foi incluída no calendário de Caxias em 2009, após proposição de projeto de lei, e é celebrada no Centro de Cultura Ordovás desde 2008, devido à conexão do tema com as atividades promovidas pelo espaço.
Este ano, durante a solenidade, será lançado o projeto "Escritos para a paz". Quem quiser participar, precisa escrever frases curtas ou citar palavras que tenham a paz como foco principal e enviá-las para as redes sociais do Centro de Cultura. No dia 25, as mensagens estarão penduradas em um varal em frente ao Ordovás, reverberando positividade.
Além disso, o Coro Cênico Encanta, com regência de Dâmaris Agnes, fará participação especial no evento com a leitura da Oração dos Quatro Pontos Cardeais. Durante o dia, serão executadas músicas das janelas do Centro de Cultura, alusivas à paz, propagando mensagens de tranquilidade, empatia, tolerância, perdão, amor e harmonia.
A homenageada deste ano é Miriam Nora, graduada em Serviço Social pela UCS, que dedicou grande parte de sua trajetória ao desenvolvimento de redes de apoio e de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.