Desde a última terça-feira (7), escolas da rede municipal de Caxias do Sul recebem as estripulias e o encantamento da arte circense, em apresentações de grupos locais oferecidas pela Maratona Sesc de Circo. A iniciativa também contou com oficinas de técnicas circenses em diferentes bairros. Neste fim de semana, a criançada em geral poderá desfrutar da programação, que é aberta ao público e quase toda gratuita.
Nesta quinta (9), foi a vez das ruas centrais serem palco para os artistas circenses. O cortejo batizado Tendel Fanfarra Circus, da Cia Espicula, levou alegria e diversão, unindo música e travessuras pela Avenida Júlio de Castilhos, no Centro. O grupo de oito artistas partiu da Casa da Cultura, com gaita, violão, balões e bolinhas de sabão.
Na mão de quem passava pelas ruas, o celular era objeto fundamental para registrar a iniciativa. Houve até quem se arriscou e dançou junto com o grupo. A aposentada Nanci Pereira, 64 anos, não deixava passar nenhum registro. Ela conta que chegou a perder a consulta médica para acompanhar a apresentação.
— Eu acho que o circo não pode morrer nunca, me emocionei muito. Me lembrou a minha infância em Minas (Gerais), quando a gente brincava de perna de pau e se ralava toda — diz a moradora do Centro.
No fim de semana
Duas das quatro apresentações marcadas para o final de semana ocorrem no sábado. Às 15h, a Cia. Espicula, do casal circense Micheli dos Santos (a palhaça Pulguita) e Mikael Marques (Timbico), leva o espetáculo CIRCOlando ao bairro Jardim América, na comunidade Antena. O show traz acrobacias, malabarismos e música, além de uma dupla de palhaços que arma a maior confusão. Já às 20h, será a vez do Teatro do Sesc receber O Fantástico Circo de um Homem Só, da Cia. Rústica, de Porto Alegre. A peça, encenada por Heinz Limaverde, com direção de Patrícia Fagundes, é a única que terá cobrança de ingressos. A entradas podem ser adquiridas a R$ 20 e R$ 10 (meia entrada), na bilheteria do Sesc. O roteiro passeia por vários tipos do imaginário circense, como a mulher barbada, o mágico, a vedete, o cantor e o palhaço.
O encerramento, no domingo, contará com duas apresentações ao ar livre, ambas no Parque dos Macaquinhos. Às 15h, o público poderá conferir A Rota do Circo, dos caxienses da Trupe Carambola, às 16h, será a vez de Deus e o Diabo na Terra de Miséria, dos porto-alegrenses da Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais.
PROGRAME-SE
SÁBADO
15H - ESPETÁCULO CIRCOLANDO POR AÍ - CIA. ESPICULA
ONDE: BAIRRO JARDIM AMÉRICA - ANTENA
20H - O FANTÁSTICO CIRCO DE UM HOMEM SÓ (CIA RÚSTICA)
ONDE: TEATRO DO SESC CAXIAS DO SUL
DOMINGO
15H - A ROTA DO CIRCO (TRUPE CARAMBOLA)
ONDE: PARQUE DOS MACAQUINHOS
16H - ESPETÁCULO DEUS E O DIABO NA TERRA DE MISÉRIA (OIGALÊ COOPERATIVA DE ARTISTAS TEATRAIS)
ONDE: PARQUE DOS MACAQUINHOS