Natural de Rio Grande e radicado em Brasília, foi em Caxias do Sul que Paulo Vega Jr. iniciou a carreira nas artes visuais, mais especificamente no curso de Artes da UCS. Já mestre e doutor pela Universidade de Brasília (UnB), Vega volta a Caxias com a primeira exposição individual por aqui, Autoaverbações, que pode ser conferida a partir desta sexta na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás.
A coletânea dá uma dimensão da extensão de linguagens e suportes artísticos utilizados pelo artista de 35 anos. São desenhos, fotografias, vídeos, livro do artista e registros de performances e intervenções urbanas que são o carro-chefe do seu trabalho, inspirado na arte conceitual.
– É uma vanguarda dos anos 1960 e 1970 em que muitos dos trabalhos não são materiais, e que, antes e acima da preocupação com a estética, está a ideia. São performances, gestos, ações que ocorrem no espaço e no tempo e são efêmeras, embora possam ter uma fotografia ou um texto que as descrevam. Na exposição tem fotos de uma ação em que fiquei gritando meu nome com um megafone, por exemplo – explica o artista.
Essa ação do megafone e outras ajudam a entender o eixo central da obra de Paulo Vega Jr, que é a inquietação com o próprio nome. Foi esse o ponto de partida para ele investigar, tanto na academia quanto em sua produção autoral, a identidade no contexto da expressão artística. Por ter herdado o nome do pai, acrescido apenas de Júnior, reivindicou juridicamente o direito de ter o sobrenome da mãe e explorou artisticamente esse processo. O nome no RG mudou, mas Vega preferiu manter o nome artístico pelo qual já é conhecido.
– A opção de ter o mesmo nome do meu pai me tirou o direito de herdar o nome da minha mãe. Ao mesmo tempo em que transformei isso numa atitude real, de mudança de nome que me foi concedida, passei a utilizar estas e outras vivências sobre identidade, memória e autobiografia como objeto de estudo nos seis anos em que fiz mestrado e doutorado – comenta.
Para quem quiser saber mais sobre o trabalho do artista, está prevista uma visita guiada à exposição no dia 28 de abril, às 18h45min. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma da UAV Digital (https://sites.google.com/view/uavdigital), mesmo link que permite fazer a visitação virtual.
Programe-se
O quê: exposição “Autoaverbações”, de Paulo Vega Jr.
Quando: de sexta (15) até 15 de maio. Visitação: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Quanto: visitação gratuita